15/09/2015
Néviton reivindica unidades para atendimento à saúde em Cuiabá
Imagem da Internet
UPA Morada do Ouro
Na sessão ordinária da Câmara de Cuiabá, o vereador Néviton Fagundes (PTB) apresentou dez Indicações solicitando, com urgência, a construção de Unidades Básicas de Saúde – UBS e de uma Unidade de Pronto Atendimento – UPA, para bairros da Capital.

“Temos andando por estes bairros e visto a dificuldade dos moradores e a urgência de maior disponibilidade de atendimento na área da saúde. Além disto, os moradores nos procuram porque tem que se deslocar por quilômetros e ainda não conseguem atendimento, a situação precisa ser melhorada,” explicou o parlamentar.

Néviton solicitou a construção de 01 unidade de Pronto Atendimento no bairro Jardim Leblon. A UPA deve funcionar 24 horas, atendendo às situações de média complexidade, muitas vezes, evitando o atendimento hospitalar por ter uma estrutura capaz de fazer alguns exames como de raio-X, laboratoriais, eletrocardiografia e especialidades médicas, além de leitos de observação, para solucionar problemas que não exigem internação, uma carência da região.

Já a Unidades Básicas de Saúde, como porta de entrada do sistema nacional de saúde, visa melhorar a qualidade de vida da população, trabalhando com o controle e prevenção de doenças.

O vereador solicitou a construção de 08 UBS para atenderem aos moradores dos bairros Jardim Imperial II; Real Parque; Doutor Fábio; Ribeirão da Ponte; Morada dos Nobres; CPA IV; Parque Ohara e no Residencial Itapajé.

“É preciso que a população desses bairros tenha acesso aos atendimentos principais, como exames no pré-natal, acompanhamento de hipertensão e diabétes, entre outras doenças e, além disto, ter acesso a vacinas e medicamentos gratuitos”, defendeu Néviton.

As Indicações foram protocoladas na manhã desta terça-feira e serão encaminhadas ao Executivo Municipal nos próximos dias.

Luciana Oliveira Pereira - Secom CMC