Acessibilidade
Início

NOTÍCIAS
22/03/2007
Ex-presidente da Câmara Municipal morre aos 87 anos
Secom CâmaraCbá/Fablício Rodrigues
Velório do ex-presidente da Câmara Municipal de Cuiabá, Edgar Curvo
O ex-vereador e ex-presidente da Câmara Municipal de Cuiabá, Edgar Curvo, morreu na madrugada desta quinta-feira (22), por problemas pulmonares. O ex-parlamentar começou cedo na vida pública e na década de 60 foi um dos principais responsáveis pela construção do prédio, onde atualmente abriga a sede da Casa de Leis.

Curvo tomou posse em janeiro de 1959, exercendo o cargo de 1º secretário da Mesa Diretora da instituição. Em 1960 ocupou o cargo de 2º secretário e fez parte das Comissões de Justiça, Economia e Finanças; Viação e Obras Públicas; além da Educação e Cultura. Foi presidente do Legislativo cuiabano em 1961, exercendo o mesmo cargo em 1962. Em 1963, mais uma vez, Curvo tomou posse como membro das Comissões de Justiça, Economia e Finanças; Agricultura e Indústria. Em 1965 exerceu o cargo de 1º secretário, novamente, e em 1966 pertenceu à Comissão de Educação e Saúde.

Durante o mandato de Curvo, entre as principais resoluções, estão: a construção de um matadouro público; abatimento de impostos ao Circo "Hoo Luxeemburgo"; oficialização do brasão do município de Cuiabá, conforme descrito no ato de fundação da Vila do Senhor Bom Jesus de Cuiabá, de 1º de janeiro de 1727, mencionado no trabalho intitulado: "Brasões da Cidade de Cuiabá e Mato Grosso", de autoria do historiador João Severino da Fonseca.

Ainda no mandato de Curvo foi autorizado ao Poder Executivo, adquirir uma área para a construção de um cemitério; a instituição de um curso de jardinagem pela Prefeitura de Cuiabá; alteração dos valores dos padrões e referências dos vencimentos dos funcionários públicos municipais e aumento dos proventos e pensões dos aposentados; foi construído um banheiro público; doação de um terreno para abrigar a sede da Secretaria de Educação e Cultura e Saúde do Estado; declarou de utilidade pública o Liceu São Gonçalo; oficializou o Hino de Cuiabá e aprovou o convênio firmado entre Câmara e Prefeitura, com a Fundação de Serviço Especial da Saúde Pública, entre tantos outros feitos, registrados em atas da Casa de Leis.

Edgar Curvo deixa viúva, três filhos, 10 netos e quatro bisnetos. O corpo do ex-parlamentar está sendo velado no salão cultural da Câmara Municipal de Cuiabá, na Rua Barão de Melgaço e será enterrado às 11 horas, no Cemitério da Piedade, região central da capital. Parlamentares e funcionários da Casa de Leis prestam as últimas homenagens ao ex-parlamentar.

Devido ao féretro na Casa de Leis, a sessão ordinária que aconteceria nesta quinta, com base no artigo 111 § 1º alinea "c", foi suspensa e declarado luto oficial em consternação pelo passamento de Edgar Curvo.


Assessoria Secom da Câmara/Gleid Moreira
Maiores informações:
Secretaria de Comunicação:
3617 1528/9982 8205
ou acesse: www.camaracba.mt.gov.br

Assessria: Secom CâmaraCba/Gleid Moreira



Imprimir Voltar Compartilhar:   Share




+ Notícias
19/04 - Kits da 1ª Corrida de Rua Família Popular começam a ser entregues
SESSÃO AO VIVO
INFORMES

Brasão de Cuiabá
Praça Moreira Cabral - Centro - s/n - Cuiabá-MT - CEP 78020-010 - Fone:(65) 3617-1500
secom@camaracuiaba.mt.gov.br - Desenvolvimento: STIT - Todos os direitos reservados © 2023
O horário de atendimento ao público é de segunda a sexta-feira das 7:30hs às 18:00hs.