16/04/2015
Projeto de Lei, que visa reutilização de água, tramita na Câmara de Cuiabá
Secom/ Câmara Municipal de Cuiabá
Vereadora Lueci Ramos

Diante de diversos problemas enfrentados por todo o país e mesmo em Cuiabá, com a escassez de água, a vereadora Lueci Ramos (PSDB) colocou para apreciação na Casa de Leis o projeto que institui mecanismos de estímulo à instalação de sistema de coleta e reutilização de águas servidas em edificações públicas e privadas.

O projeto, que busca o uso racional da água, pretende criar, junto às edificações a serem construídas, medidas que permitam o reuso inteligente da água. “O Plano Diretor da cidade prevê que o Poder Público desenvolva políticas públicas voltadas para o reuso da água, mas na prática, ainda não temos nenhum mecanismo para que isso se torne uma realidade”, explicitou a vereadora.

Segundo o projeto, fica estabelecido que as novas edificações, públicas ou privadas, que tenham área impermeabilizada superior a quinhentos metros quadrados, contenham reservatório de acumulação de águas pluviais, que passarão por tratamento específico para posterior utilização, sempre atendendo às normas vigentes na atualidade.

A água a ser reutilizada será direcionada através de encanamentos (tubulações, conexões e bombas) próprios, com cores específicas, e armazenadas em reservatórios distintos e independentes dos reservatórios de águas potáveis que servirão para a lavagem de pátios, escadarias, jardinagem e também ao abastecimento das descargas dos vasos sanitários as quais serão descarregadas na rede pública de esgoto.

Segundo a vereadora, o projeto se baseia não só nas dificuldades que a sociedade vem enfrentando, mas também, atende aos aspectos da sustentabilidade, que para ser melhor trabalhado necessita de planejamento de médio e longo prazo, incluindo, não só ações concretas do Poder Público mas a conscientização da população.

O projeto de lei que busca a racionalização do uso da água, encontra-se em tramitação no Parlamento Cuiabano.

Luciana Oliveira Pereira - Secom CMC