09/04/2015
Vereador apresenta projeto para a Semana municipal do Autismo
Luiz Alvez - Secom.
Vereador Lilo Pinheiro (PRP).
O vereador Lilo Pinheiro (PPR) apresentou um projeto de lei que visa à inclusão da semana de conscientização e reflexão sobre o Autismo no calendário oficial do município.

O parlamentar utiliza como base a lei federal nº12.764/2014, qual reconheceu a necessidade de atenção especial aos autistas, prevendo vários benefícios para esses indivíduos tais como o acesso a ações e serviços de saúde, vistas à atenção integral as suas necessidades, incluindo o diagnóstico precoce.

O objetivo principal da data é levar a reflexão e a conscientização sobre os problemas por eles enfrentados, repensar posturas e preconceitos pela sociedade mal informada.

O Dia Mundial do Autismo, 2 de Abril, Já é reconhecido pela ONU, a luta de Pinheiro agora é que esta data seja incluída no calendário municipal para que as pessoas possam ter mais acesso a informação sobre a doença, diminuindo assim o não diagnóstico, além do preconceito, que faz sofrer tanto as famílias, quanto portadores.

“O que se faz necessário agora, é que as pessoas mudem seus conceitos sobre o autismo, entendendo que os portadores podem sim interagir com o próximo, comunicar seus sentimentos e demonstrar afeto. Eles precisam, apenas, é de um ambiente que os estimule e de pessoas que permitam essa possibilidade de comunicação”, diz o parlamentar.

Conforme informação da Associação dos Amigos Autistas de Cuiabá – AMA, há uma estimativa de 30 mil autistas no Estado. Com isso cresce a preocupação em se conscientizar e informar cada vez mais as pessoas.

Thaissa Magalhães

19/04 - Kits da 1ª Corrida de Rua Família Popular começam a ser entregues