15/03/2007
Vias públicas continuam popularizadas mesmo com a mudança de nomes
Secom CâmaraCbá/Fablício Rodrigues
Vereador Lutero Ponce - Presidente da Câmara Municipal de Cuiabá
Vias públicas do município, que tiverem nomes alterados em virtude de alguma situação ou resolução devem manter os antigos nomes, popularizados no decorrer dos anos. Os “apelidos” a ruas em Cuiabá é praticamente uma tradição, principalmente no Centro histórico da cidade e grande parte da população se acostumou aos velhos hábitos, por vezes, até esquecendo o nome original da rua.

O presidente da Câmara Municipal de Cuiabá, vereador Lutero Ponce (sem partido) elaborou um projeto de lei, que visa pôr fim ao esquecimento de nomes nas ruas de Cuiabá. Para a prática do recurso, o parlamentar sugere a sinalização com placas de identificação, contendo nomes originais dos locais específicos e o “apelido” pelo qual o trecho é conhecido.

Ruas de baixo, do meio, de cima, da lama, becos do Candeeiro e do urubu são conhecidos no Centro histórico e, devido à popularização dos termos, acabam por omitir os nomes originais, desconhecidos da maioria da sociedade.

Para Lutero, reverter a situação é de suma importância para o município. “A cultura de um povo é a marca de sua identidade, sedimenta suas raízes e arregimenta sua cidadania”, explica o vereador.

A partir da aprovação do projeto de lei na Câmara Municipal de Cuiabá, a medida deverá entrar em prática por meio de parcerias com o setor privado para a colocação das placas de identificação das ruas e logradouros públicos ou locais mencionados.

Assessria: Secom CâmaraCba/Gleid Moreira

19/04 - Kits da 1ª Corrida de Rua Família Popular começam a ser entregues