15/10/2013
Toninho de Souza sugere plantão em unidades de saúde de Cuiabá
Otmar de Oliveira

O vereador Toninho de Souza (PSD) apresentou na sessão ordinária desta terça-feira (15-10) projeto de lei que institui 'Plantão na Saúde'. A proposta visa a presença do vereador a cada dois dias da semana em uma das várias unidades de saúde de Cuiabá. O objetivo visa dar celeridade e qualidade no atendimento médico às pessoas que procuram uma Policlínica, Unidade de Pronto Atendimento (UPA) ou Pronto Socorro Municipal (PSMC).

Segundo o autor do projeto, a presença física de uma autoridade em uma unidade de saúde reflete muito no atendimento a  quem necessita da saúde pública na capital mato-grossense. Além disso, prossegue Toninho, o parlamentar estará exercendo a sua real função de fiscalizador e acompanhar de perto o serviço prestado à população cuiabana, em especial a mais carente.

A proposta apresentada ganhou respaldo de vários parlamentares. O primeiro a ser manifestar a favor foi Ricardo Saad (PSDB), médico e membro da Comissão de Saúde do Legislativo. Para ele, a presença de um vereador em qualquer unidade de saúde de Cuiabá já muda consideravelmente o comportamento do profissional da saúde com quem necessita de atendimento. "Vejo o projeto como um instrumento para melhorar a prestação de serviço da prefeitura na área de saúde. Infelizmente, hoje o atendimento prestado ainda não é de qualidade. Creio que o projeto tende a mudar o atual quadro", frisou Saad, um dos críticos ferrenhos do atual secretário municipal de Saúde Kamil Fares.

Quem também se manifestou sobre o projeto de lei 'Plantão na Saúde' foi a vereadora Lueci Ramos. Para ela, a proposta chega para dar maior eficácia e autonomia às direções das unidades de saúde da capital sobre os médicos, apontados como um dos responsáveis pelos caos vivido ao priorizar atendimento em seus consultórios particulares em detrimento aos plantões na rede pública.

O presidente da Câmara Municipal, vereador João Emanuel (PSD), parabenizou Toninho de Souza pela iniciativa. De acordo com ele, projetos que visam dar maior qualidade de vida á população mais carente têm grandes chances de serem aprovados e sancionados pela atual administração municipal. "O município de cuiabá precisa de projetos como este apresentado pelo vereador Toninho de Souza. É reforçar o papel do vereador em fiscalizar e acompanhar os serviços prestados pela prefeitura de Cuiabá. Não tenho dúvida que essa proposta passará com respaldo de todos os vereadores desta Casa", assinalou.

Esmael/Assessoria

15/04 - Três sessões solenes marcam a semana na Câmara
15/04 - Cuiabá – terra de mil encantos!