01/08/2013
Autoridades discutem a revitalização do Centro Histórico de Cuiabá

Tornar o Centro Histórico de Cuiabá em Centro de Convivência Familiar esteve na pauta das discussões durante reunião (31-07) entre o vereador Oséas Machado (PSC) com os comandantes do 1º Batalhão da Polícia Militar, Antônio Mário da Silva Ilbanez Filho, capitão Gilcimar Mendes Corrêa (1ª Companhia do 1º Batalhão) e representantes da Associação dos Lojistas do Centro Histórico.

O comandante Ilbanez Filho defendeu a presença das famílias no centro histórico, mas salientou que o quadro de segurança hoje é preocupante. “Nossa intenção é que a família vá mais vezes ao centro de Cuiabá. Ações conjuntas farão com que a população tenha mais segurança em visitar os lugares históricos”.

O vereador Oséas Machado concordou com a exposição da autoridade policial e se colocou à disposição na Câmara de Cuiabá para que este dispositivo se torne realidade, via indicação parlamentar de sua autoria, a ser apresentada em Plenário. “Vamos trabalhar para que o Centro Histórico se torne bem frequentado pela cuiabania, e que as novas gerações conheçam a Cuiabá antiga”, enfatizou o parlamentar.

Já o presidente da Associação dos Lojistas do Centro Histórico, João Batista Marcos de Abreu, sugeriu que todos os sábados "tenha um aperitivo" para atrair a população. “Acredito que um almoço cuiabano seria ideal para atrair mais moradores”.

Para garantir a segurança na região central da capital, os oficiais presentes à reunião informaram que será instalada na Rua 7 de setembro {próximo à Igreja Senhor dos Passos} a primeira Companhia da Polícia Militar do Centro Histórico de Cuiabá. O capitão Gilcimar Mendes Corrêa esclareceu que este núcleo terá caráter de Companhia, não de Base da Polícia Comunitária. “Isto vai garantir uma aproximidade maior entre a Polícia e a população do centro. Uma guarnição se encarregará da segurança com carros e bicicletas, o que significa maior agilidade nas ações”.

Na oportunidade, a Associação dos Lojistas e o comandante da Polícia reivindicaram para que o vereador Oséas Machado oficialize indicação na Câmara de Cuiabá com o objetivo de que o Executivo proceda a transformação da rua 7 de setembro em calçadão, alteração propícia ao trabalho que a Polícia quer realizar.

A Companhia ofertará segurança na área que vai desde à Avenida Mato Grosso, passando pela Rua Barão de Melgaço,Avenidas Beira Rio e Tenente Coronel Duarte (Prainha), até chegar novamente na Avenida Mato Grosso.

Assessoria Câmara/Cuiabá (colaborou/Dayane Sena)