Acessibilidade
Início

NOTÍCIAS
17/04/2013
Pauta debatida em audiência com jovens será encaminhada ao Executivo
Redução da maioridade penal, ações de combate à violência, tratamento para desintoxicação e reinserção dos jovens usuários de drogas na sociedade e no mercado de trabalho, além de mais investimentos na educação. Esses foram alguns dos temas discutidos durante a audiência pública da juventude realizada na Câmara Municipal de Cuiabá na manhã desta quarta-feira (17).  Porém, o principal ponto do debate, consenso entre todos os participantes e representantes de movimentos sociais e sindicais, foi a necessidade urgente de o poder público dialogar com os interessados a fim de implementar políticas públicas a começar pela reativação da Secretaria Municipal da  Juventude da Capital.   

 
Dezenas de jovens, principalmente representantes de entidades que lutam em defesa do segmento, participaram da audiência que foi requerida pelos vereadores Arilson da Silva e Allan Kardec, ambos do Partido dos Trabalhadores. Agora, os encaminhamentos com os temas debatidos no evento serão levados para o líder do governo da Câmara e depois para o prefeito, para que sejam colocados em prática. Sobre a polêmica da redução da maioridade penal para 16 anos, assunto em discussão no país e que divide opiniões, todos os participantes da audiência que usaram a tribuna disseram ser contra, por entender que esta não é a solução para evitar que os jovens se envolvam com a criminalidade.

 
Entre as reivindicações estão a cobraça pela reabertura da Secretaria Municipal da Juventude da Capital, fechada desde a gestão passada, mas que ainda consta no site da Prefeitura de Cuiabá. Também foram defendidos pelos representantes juvenis, a criação do Conselho Municipal de Juventude e a implementação de políticas públicas que atinjam a todos os bairros da Capital, principalmente as periferias, onde existe uma grande parcela de adolescentes e jovens largados ao vício da droga, sem oportunidades de emprego, de estudo e sem perspectivas de ingressar no ensino superior.

 
“Há um reclame geral em todos os bairros de que essas políticas ainda não aconteceram neste governo e vamos levar essas reivindicações aos demais vereadores e depois disso, ao Poder Executivo”, disse Arilson da Silva ao justificar que existe pressa para que essas ações se transformem em realidade. “As políticas públicas devem ser urgentes. É prevista em lei a criação da Secretaria da Juventude e até agora não foi nomeado ninguém no cargo de secretário ou secretária da pasta”.  Ele ressalta que é nessa secretária que se faz a discussão das políticas juvenis no sentido de ter mais lazer, esporte e inserção dos jovens evitando que entrem no mundo das drogas, das gangues, que vão para o caminho errado.  

 
Já o vereador Allan Kardec, além de parabenizar todos os representantes de sindicatos e movimentos sociais que participaram da audiência, lembrou mais uma vez que os jovens cuiabanos, mais de 120 mil pessoas, segundo o censo 1010 do IBGE, não estão satisfeitos com o tratamento recebido atualmente. “Ainda falta muita coisa para a atual gestão atingir a nota 6, principalmente no campo da juventude. Atualmente não existe nenhuma ação voltada aos jovens, para discutir as necessidades e oferecer soluções”.

 
Allan ressaltou ainda a ausência de investimentos na educação. “Existem verbas do governo federal que estão voltando por falta de projetos e programas que atendam os estudantes. Um exemplo disso é o programa Mais Educação que poderia ser usado para oferecer ensino integral, com atividades culturais, esportivas e alimentação reforçada aos alunos, o que hoje não existe em Cuiabá. No papel de vereadores, estamos no direito de cobrar e fiscalizar e podem ter a certeza que faremos isso a começar por esta audiência”, afirmou Kardec.  

 
Para Fábricio Paz, representante da Secretaria Estadual da Juventude do Partido dos Trabalhadores em Mato Grosso, o debate iniciado no Legislativo já é um avanço. Ele também comemorou a aprovação do projeto de lei que institui o Estatuto da Juventude Brasileira, estabelecendo direitos para jovens entre 15 e 29 anos,  ocorrida nesta terça-feira no Senado Federal. “A gente acredita que essa audiência na Câmara vai garantir a viabilização de políticas públicas municipais. A partir de agora vamos ter por parte dos vereadores, uma possibilidade bem maior de debater o assunto e acima de tudo, pontuar o que o governo e a Prefeitura de Cuiabá vêm fazendo. Além de emprego, os jovens precisam ter acesso à cultura, educação, esporte, lazer e vivência”, enfatizou.

 
Também participaram da audiência, representantes do Instituto dos Cegos de Mato Grosso, da CUT, da Pastoral da Juventude, da União da Juventude Socialista, da Secretaria Estadual da Juventude, além de membros de vários sindicatos e entidades sociais. O presidente da Câmara, João Emanuel (PSD) e os vereadores Wilson Kero-Kero (PRP), Faissal Calil (PSB), Lilo Pinheiro (PRP), Renivaldo Nascimento (PDT) também marcaram presença no evento.


Assessoria


Imprimir Voltar Compartilhar:   Share




+ Notícias
24/04 - Vereadora Maysa convida oftalmologista para abordar conscientização da cegueira
23/04 - Cirurgias eletivas são pauta de reunião entre vereadores e secretário de saúde de Cuiabá
SESSÃO AO VIVO
INFORMES

Brasão de Cuiabá
Praça Moreira Cabral - Centro - s/n - Cuiabá-MT - CEP 78020-010 - Fone:(65) 3617-1500
secom@camaracuiaba.mt.gov.br - Desenvolvimento: STIT - Todos os direitos reservados © 2023
O horário de atendimento ao público é de segunda a sexta-feira das 7:30hs às 18:00hs.