Acessibilidade
Início

NOTÍCIAS
04/04/2013
Vereador Lilo Pinheiro cobra ações da CAB Ambiental
O vereador Lilo Pinheiro, do PRP, afirmou hoje (04-04), na tribuna da Câmara, que a CAB Ambiental tem jogado 450 mil litros de esgoto não tratado ('in natura') no leito do Rio Cuiabá, o que tem causado degradação acentuada no manancial. "Estamos aí, às vésperas de mais um natalício de Cuiabá, 294 anos. Sabemos que a história da cidade está interligada à do rio Cuiabá. Quando se fala em culinária, cultura, diretamente falamos sobre esse valoroso rio, que infelizmente virou depósito de esgoto no ato do crescimento da cidade. Isso depreda não apenas o rio, mas também o meio ambiente, o próprio Pantanal. No dia em que o rio Cuiabá não existir mais, também o Pantanal será destruído".
 
Ele citou que o contrato com a CAB Ambiental tem por objeto a prestação de serviços públicos de água e esgoto. "No caso da água, ela está faltando nas torneiras. Quanto aos esgotos, tem sobrado. E muito. Lá (contrato) também diz: "Lançamento final no meio ambiente". Ou seja: no rio Cuiabá. Assim, no aniversário de Cuiabá, além dos parabéns, nosso desejo é de ofertar à cidade ações mais concretas, em termos ambientais. Não utopias que mascaram isso que o rio tem sofrido diariamente".
 
Lilo sublinhou que sequer existe, pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente, um Fundo Ambiental que proporcione maior fiscalização à CAB. "Não existe esse dispositivo oficializado naquela Pasta, o que é uma falha. Quero propor a sua instalação".
 
Ele garantiu que irá à CAB para exigir a tomada de providências preservacionistas ao rio Cuiabá. O vereador Mário Nadaf, do PV, pediu um aparte para endossar apoio ao pronunciamento do colega parlamentar. "Conte comigo nessa sua luta.A CAB é hoje inimiga do rio Cuiabá. Não tem qualquer projeto de tratamento de esgoto. Precisamos impor para que cumpra suas obrigações. Perguntei ao presidente da CAB quais eram os bairros elencados para receber esse serviço, a serem beneficiados com tratamento. Não soube responder".
 
 
João Carlos Queiroz - Secom-Câmara



Imprimir Voltar Compartilhar:   Share




+ Notícias
17/04 - Presidente Chico 2000 reconhece trabalho da PM e homenageia 38 comandantes
SESSÃO AO VIVO
INFORMES

Brasão de Cuiabá
Praça Moreira Cabral - Centro - s/n - Cuiabá-MT - CEP 78020-010 - Fone:(65) 3617-1500
secom@camaracuiaba.mt.gov.br - Desenvolvimento: STIT - Todos os direitos reservados © 2023
O horário de atendimento ao público é de segunda a sexta-feira das 7:30hs às 18:00hs.