18/02/2013
Vereadores por Cuiabá intermedeiam conflito no Parque Mariana

Um grupo de 300 famílias carentes alojou-se em uma região do Grande Coxipó, em terras dadas como devolutas e levantou residências no local. Quase um ano após entrarem na área de aproximadamente 19 hectares e terem construídas suas casas, os moradores, que denominaram o local como Parque Mariana, se veêm obrigados a deixar suas casas por conta da decisão do juiz Aristeu Batista, que concedeu a reintegração de posse ao dono da terra, que seria o Serviço Social do Comércio (SESC), localizado no bairro São João Del Rey.

Em busca de resultado favorável e apaziguador, os moradores do Parque Mariana recorreram a Câmara Municipal de Cuiabá, que formou uma comissão liderada pelo vereador Toninho de Souza (PSD) e composta ainda por outros parlamentares: Ozéas Machado (PSC), Macrean dos Santos (PRTB) e Onofre Júnior (PSB ). Na última quinta-feira, os vereadores foram até ao chefe da Casa Militar, coronel PM Ildomar Nunes de Macedo, solicitando prazo para que cumprimento da ordem de desapropriação seja cumprida de forma tranquila, sem conflito.

“Temos que observar o ocorrido não somente como um fato judicial, mas trata-se também de uma questão social. Deve-se analisar a fundo às necessidades de cada família, pois investiram o pouco que tinham para levantar suas casas“, argumenta Toninho de Souza, ressaltando que é comum haver conflito em atos de desapropriação de área em Cuiabá.

"Fomos até a Casa Militar para pacificar esta questão", complementou o parlamentar do PSD. Segundo chefe do Comitê Agrário da Casa Militar, será realizada uma avaliação na área para verificação a quem pertence o terreno, pois não há uma comprovação definitiva se a área pertence mesmo ao SESC. “O pedido de desapropriação ainda não chegou a Casa Militar e para que seja realizado será avaliado cada ponto, temos consciência do apelo social”, afirmou o coronel Macedo.

Moradores e os representantes do Legislativo municipal terminaram a reunião acreditando em um desfecho positivo para situação e contando com o apoio da Casa militar.