04/09/2012
Alcoólicos Anônimos reforçam combate ao alcoolismo
Luiz Alves
Sandra Lúcia de Oliveira Rodrigues da Silva, presidente da Junta de Serviços Gerais do AA do Brasil
“Se você quer beber, o problema é seu. Se você quer parar de beber, o problema é nosso”...
Esta foi a mensagem propagada pela presidente da Junta de Serviços Gerais dos Alcoólicos Anônimos do Brasil (JUNAAB), a psicóloga Sandra Lúcia de Oliveira Rodrigues da Silva, que na sessão ordinária desta terça-feira (04) fez uso da Tribuna Livre da Câmara Municipal de Cuiabá para falar sobre o alcoolismo.

Alcoólicos Anônimos (AA) é uma organização que possui ramificações em 186 países e se auto-define como uma irmandade mundial de homens e mulheres que se ajudam mutuamente a manter a sobriedade e que se oferecem para compartilhar livremente sua experiência na recuperação com outros que possam ter problemas com seu modo de beber. A entidade já atendeu milhões de pessoas que sofrem com o vício do álcool, que é um dos problemas de uso de drogas que mais traz custos às nações de todo o mundo.

A psicóloga Sandra Lúcia esclareceu que até o final do século passado se acreditava que a origem do alcoolismo estava na esfera ético-moral. Ou seja, que o alcoólatra bebia porque “não tinha vergonha na cara” ou porque e era fraco de caráter e não conseguia “resistir ao vício". De tal forma, seu “tratamento” limitava-se a algumas lições de moral, alguns bons conselhos ou exortações de cunho religioso, que não obtinham resultados satisfatórios.

Somente em 1935 é que o alcoolismo passou a ser caracterizado pela Medicina como uma doença crônica, progressiva e de evolução lenta, que apresenta manifestações de ordem psíquica e física.

Conforme dados informados pela psicóloga, 12% da população mundial têm predisposição para o consumo do álcool. Isso não quer dizer que todo esse contingente irá fazer uso contínuo dessa substância ou mesmo irá desenvolver a patologia correspondente.
Entretanto, há um imenso número de indivíduos que desenvolve uma obseção mental pelo seu consumo, de modo que este comportamento traz sérias interferências na vida pessoal, familiar, social ou profissional da pessoa.

“Quando se bebe, há uma reação química no cérebro, que leva o consumidor a querer beber mais, a tomar a famosa ‘saideira’, o que pode ser fatal”, esclarece Sandra.

Sandra Lúcia assegura que o alcoolismo é uma doença crônica que pode ser detida; e que no AA o indivíduo pode conquistar a integridade física, mental e espiritual através o método dos “Doze Passos”, que são princípios baseados nas experiências de recuperação dos integrantes do grupo, onde os alcoólicos se ajudam mutuamente a usar este programa de recuperação e estilo de vida sugerido.

Alcoólicos Anônimos realizam convenção nacional em Cuiabá

Cuiabá vai sediar a XVIII Convenção Nacional de Alcoólicos Anônimos.  O evento acontece nos dias 6, 7 e 8 de setembro, no Centro de Eventos do Pantanal, iniciando-se com uma reunião de informação ao público, na quinta-feira (06), a partir das 20 horas.
Esta reunião será aberta a toda comunidade para que esta possa conhecer mais sobre a doença do alcoolismo, tomar contato com a irmandade de Alcoólicos Anônimos e o seu programa de recuperação.

Os dias 07 e 08 serão dedicados às palestras, painéis, reuniões de depoimentos e experiências de recuperação dos membros da irmandade. São esperadas entre cinco e oito mil pessoas de todo o Brasil, de vários países da América Latina, Estados Unidos, Europa e até da África.

A XVIII Convenção da irmandade de Alcoólicos Anônimos terá como tema: “Uma Mensagem, Várias Culturas, Uma Só Irmandade”.   Participarão também da convenção os membros dos Grupos Familiares Al-Anon.

Tapaiúna Fraga