21/03/2011
Roosivelt cobra cumprimento da lei que pune quem não limpa terreno com focos da dengue
A aplicação da Lei ‘Terreno Limpo’ obriga a população cuiabana a participar do combate à dengue. Após a divulgação pela Vigilância Epidemiológica da Capital, o possível surto da dengue em Cuiabá, visto que já é quase sete vezes maior do que o tolerável pelo Ministério da Saúde, com risco de epidemia iminente.
O vereador Roosivelt Coelho (PSDB) reclamou sobre a falta atenção por parte do poder público visto que, já existe uma lei de sua autoria, que penaliza proprietários de residência em que forem encontrados focos do mosquito da dengue.
“O objetivo da lei em vigor desde o ano passado é minimizar o alto índice de infestação do mosquito Aedes Aegypti, principalmente no período de chuvas, porém falta à vistoria por parte da prefeitura e a possível aplicação das penalidades,” argumenta.
Relacionado também ao grave problema da dengue, tramita na Câmara de Cuiabá, projeto de lei do vereador Roosivelt para que as empresas que fabricam e revendem caixa dágua no Município, façam a venda separada da tampa de caixa dágua, dos vários tipos de modelos, tamanhos e marcas existentes.
“Muitas vezes a população fica sem meios para entrar na guerra contra a dengue, ao se deparar com a impossibilidade de adquirir somente à tampa da caixa d’água, pois a mesma não é vendida separadamente.”
Roosivelt pontua ainda que, para evitar a doença faz-se necessário intensificar as ações o combate que se dá por meio de controle do mosquito, na qual se reproduz em águas paradas e limpas, daí então a nossa preocupação com as caixas d’água sem tampa em Cuiabá.
Também tramita no Legislativo projeto de lei que determina Dia Municipal de combate à dengue em todo dia 02 de abril dos anos subsequentes em Cuiabá. “Nessa data, podemos tristemente lembrarmos da morte prematura da menina “Ana Laura Frederico Almeida Santos”, com apenas 07 (sete) anos de idade, onde foi comprovada a morte pela secretaria municipal de saúde por dengue hemorrágica.
Segundo o vereador, agentes de saúde confirmaram a existência de focos de criadouros na residência da garota, e após o infeliz acontecimento, o pai da criança, vem fazendo uma campanha orientadora para que a população tome partido contra a proliferação do mosquito e conseqüentemente da epidemia da doença.
Adrielle Piovezan