14/09/2010
Vuolo garante que Fórum Pró-Ferrovia está confiante em chegada dos trilhos a Cuiabá
O vereador Francisco Vuolo, líder do PR na Câmara Municipal e presidente do Fórum Pró-Ferrovia em Cuiabá, afirmou estar confiante de que os trilhos vão chegar à Capital, nos próximos anos. Um passo importante será dado nesta quarta-feira (15/09), às 17h30, no Palácio Paiaguás, quando o governador Silval Barbosa (PMDB) e representantes do Fórum recebem o ministro Paulo Sérgio Passos, dos Transportes, para discutir ‘Estudos de Viabilidade Técnica e Econômica’ para a construção da Ferrovia Senador Vicente Emílio Vuolo de Rondonópolis até Cuiabá.
“É um sonho de quase um século, encampado pelo senador Vuolo há quase 50 anos, que está prestes a ser concretizado”, projeta Vuolo. Ele dirigiu um agradecimemto especial ao governador Silval Barbosa e à presidenciável Dilma Rousseff (PT) por terem encampado a luta de seu pai, iniciada há quase cinco décadas.
O ministro Paulo Sério Passo deve comunicar a concessão para que o e Estado realize os estudos. Além disso, Vuolo crê que, diante da decisão política de Silval, em “comprar a briga”, a Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema) tem condições de assumir o Estudo de Impacto Ambiental e o Relatório de Impacto Ambiental (EIA/Rima) da Ferrovia Senador Vicente Vuolo.
Vuolinho está confiante de que, sob responsabilidade, os estudos técnicos tenham maior agilidade. “Quem está vivendo a nossa realidade, aqui, sem dúvida, tem melhores condições de apresentar um estudo mais aprofundado e muito bem embasado às autoridades  federais, porque vive ‘in loco’ o cotidiano das cidades beneficiadas com os trilhos da ferrovia”, observa o presidente do Fórum Pró-Ferrovia em Cuiabá.
Francisco Vuolo recorda que, ao encampar o projeto, em fins dos anos 60 e, depois, transformando-o em lei, no Congresso, na segunda metade da década de 70, o senador Vicente Vuolo foi tratado como “maluco e sonhador”, inclusive por algumas autoridades.
“Na verdade, hoje, com Mato Grosso crescendo 10% ao ano e sendo campeão em produção de grãos e carne, está provado que meu pai era, sim, um ‘visionário’. Um estadista à frente de seu tempo”, completa Vuolo.
Ronaldo Pacheco

19/04 - Kits da 1ª Corrida de Rua Família Popular começam a ser entregues