27/05/2010
Câmara aprova moção de aplauso a escritor
 Foi aprovado nesta quinta (27) pela Câmara de Cuiabá, moção de aplauso, requerida pelo vereador Francisco Vuolo (PR) ao professor e escritor Honório Laucídio Galvão pela elaboração do livro “Papa-bananas ilustres”. Obra que retrata a história e cultura de Nossa Senhora do Livramento, município tradicional da Baixada Cuiabana.
 O livro revela a biografia de 46 personagens ilustres, inclusive de Roberto de Oliveira Campos, que exerceu inúmeros cargos relevantes no Brasil e no exterior, como o de embaixador do Brasil em Washington, Estados Unidos, e em Londres, na Inglaterra. Ele acumulou um “currículo” extenso, como filósofo, economista, diplomata, deputado federal, senador da República, ministro de Estado e membro da Academia Brasileira de Letras. Roberto Campos faleceu em 2001.
 Entre os destaques da obra é o ex-prefeito de Várzea Grande Licínio Monteiro, considerado um dos políticos mais inteligentes e folclóricos de Mato Grosso. Licínio foi deputado estadual constituinte em 1947 e depois se reelegeu 4 vezes no cargo. À época, a convite do então governador Fernando Corrêa da Costa, passou a integrar o Tribunal de Contas do Estado (TCE), onde atuou até se aposentar. Em 1992, Licínio veio a falecer, mas continua sendo lembrado.
 Autora dos hinos de Chapada dos Guimarães, Poconé e canções tradicionais da cuiabania, Edna Maria Maciel Vilarinho é citada como ícone da cultura mato-grossense. Edna é formada em Letras pela Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) e fez estágio em Strasbourg, na França. Formada em Canto-Coral e Regência, passou por diversas fases musicais, mas sempre manteve o gosto pela cultura regional, que serviu de base para as composições.
 De família tradicional de Nossa Senhora do Livramento, Honório Laucídio Galvão nasceu em Cuiabá e aos 6 anos de idade, juntamente com os pais, se mudou para o município. Possui graduação em Pedagogia, Ciências Naturais e Matemática, com habilitação em Física, pela Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT). Enquanto estudante da UFMT participou de movimentos estudantis. Hoje, é funcionário público do município, onde atua como professor de ciências exatas. Também possui especialização em pedagogia das séries iniciais do ensino fundamental.
 O município surgiu da descoberta do ouro nas proximidades de alguns ribeirões e córregos. A existência de ouro no local chamou a atenção dos “aventureiros” desbravadores. Porém, anos depois, se tornou referência pelo cultivo da banana. Surgiu daí a denominação de “papa-banana” aos livramentenses natos.
Adrielle Piovezan

23/04 - Câmara aprova requerimento, projetos de lei e pareceres da CCJR nesta terça-feira (23)