22/12/2023
Balanço 2023: Atuação de Chico à frente do Legislativo Municipal
Donatto Aquino

O presidente da Câmara de Cuiabá, vereador Chico 2000 (PL), em seu primeiro ano à frente do Mesa Diretora do Legislativo Municipal, tem trabalhado para manter a harmonia entre os Poderes, propostas de interesse à sociedade, além da boa relação entre vereadores e servidores públicos. Somente em 2023, foram realizadas 811 indicações de melhorias em toda a Capital, e 20 projetos de lei apresentados.

Suas bandeiras de atuação, enquanto vereador, são de democratizar o acesso às pessoas com deficiência aos espaços públicos, inclusive, na Câmara, a exemplo disso, é um dos principais entusiastas da construção de um elevador para dar acesso às galerias do Plenário, indicações e o olhar atento para garantir a inclusão de todos.

Outro tema de suma importância, que foi abraçado pelo presidente, foi a regularização fundiária. A exemplo, temos os bairros Jardim Mariana e Ribeirão da Ponte, onde 200 famílias serão beneficiadas, evitando a desocupação da área.

Na abordagem aos servidores, Chico sempre defendeu a valorização, trazendo para si um espírito agregador. Durante o primeiro semestre, visitou todos os setores do Legislativo, onde foi realizado o "Café com o Presidente", momento destinado para ouvir às demandas dos servidores, e articular melhorias. Na prática, houve de fato, aprimoramento da estrutura, tornando-o ambiente digno aos trabalhadores.

A relação com os colegas de parlamento, esteve sempre atento às demandas e aberto para o diálogo. Ele atua como mediador entre as duas correntes de existentes dentro do Legislativo, sempre buscando agir com imparcialidade.

No olhar social, a bandeira de apoio as Mulheres, a Saúde, a trabalhadores, movimentos comunitários e a cultura, também foram fomentados. Além de espaço para a defesa dos animais, como o apoio a "Cãominhada" e articulação para tornar ONGS de proteção animal em Utilidade Pública, para que pudessem receber emendas.

Na busca de equilíbrio entre os Poderes, sempre buscou ouvir Judiciário e o Executivo. Além do bom trânsito com o Tribunal de Contas do Estado, um verdadeiro parceiro, no quesito orientativo - evitando prejuízos ao erário público.

Desta forma, o primeiro ano como presidente foi extremamente importante, mesmo com as dificuldades e o cansaço do dia a dia, nunca houve espaço para desistir do chamado ao qual foi incumbido de realizar, o de chefiar o Legislativo Municipal.

Secom - Câmara Municipal de Cuiabá

26/04 - Plenário da Câmara aprova mudança em nome de rua proposta por Adevair Cabral
26/04 - Câmara de Cuiabá inicia treinamento LGPD destinado à servidores
26/04 - Presidente Chico 2000 empossa mais dois servidores concursados nesta sexta-feira (26.04)