18/12/2023
Câmara aprova título honorífico a jornalistas políticos
Donatto Aquino

A Câmara de Cuiabá aprovou na Sessão Extraordinária desta segunda (18.12) o projeto da vereadora Maysa Leão (Republicanos) que institui o título honorífico de Ordem ao Mérito do jornalista político Jorge Bastos Moreno. Com unanimidade, a honraria aprovada é destinada a profissionais que atuam na área do jornalismo político do município.

Jorge Bastos Moreno nasceu em uma família negra e humilde de Cuiabá, e teve uma ascensão galopante. Fez faculdade de Comunicação na Universidade de Brasília. Moreno foi colunista do jornal O Globo, onde escreveu semanalmente sobre política, e dono do Blog Moreno, onde também tratava de política em um estilo informal. É considerado “O Repórter do Poder”,  e “um mago dos bastidores de Brasília".

“Jorge Bastos Moreno foi muitas vezes reconhecido fora do município de Cuiabá, e ele levou o nome da nossa cidade para o Brasil. É um jornalista reconhecido por participar ativamente da transformação política do nosso país ", disse a vereadora Maysa no Plenário. Moreno acompanhou de perto a redemocratização do Brasil e acompanhou todos os presidentes da república, com grande influência no Planalto.

Moreno, atuou profissionalmente entre meados das décadas de 1970 e 2017 deixando a sua marca no jornalismo político do país, colecionando importantes furos de reportagem que mudaram a história do nosso país. Com 21 votos favoráveis para criação do Título Honorífico, o projeto segue para a sanção da Câmara.

Da assessoria

26/04 - Plenário da Câmara aprova mudança em nome de rua proposta por Adevair Cabral
26/04 - Câmara de Cuiabá inicia treinamento LGPD destinado à servidores
26/04 - Presidente Chico 2000 empossa mais dois servidores concursados nesta sexta-feira (26.04)