29/11/2023
Cireia defende atualização da tabela do plano de carreira da Enfermagem
Donatto Aquino
Convidados pelo vereador Robinson Cireia com base no artigo 125 do Regimento Interno, auxiliares e técnicos de enfermagem lotaram as galerias da Câmara de Cuiabá para defender a valorização profissional, com atualização do piso salarial e também da tabela do Plano de Carreira, Cargos e Vencimentos (PCCV) da categoria.

Os profissionais de enfermagem alegam que eles não possuem progressão de carreira com recomposição inflacionária, fazendo com que permaneçam recebendo o mesmo vencimento do piso ao longo dos anos, até a aposentadoria. Para que o PCCV seja atualizado, é necessária uma revisão e alteração na lei nº 430/2017 publicada pelo executivo municipal.

Para Eglis Mendonça, técnica em enfermagem convidada a falar na tribuna, essa condição leva a uma situação de injustiça para quem trabalha há anos na saúde pública municipal. “Não é justo implantar um piso salarial para a categoria, e não fazer a correção da tabela. Um profissional com 20 anos de serviço não pode ganhar a mesma coisa de alguém que entrou agora. Temos a necessidade de atualizar a tabela do PCCV para que as injustiças sejam corrigidas”, argumenta Eglis.

Em 2022, uma comissão foi formada com participação de lideranças sindicais da categoria e prefeitura para estabelecer o diálogo visando a correção do PCCV, incluindo estudos de impacto financeiro. Segundo Eglis, após a intervenção, houveram questionamentos acerca da tabela apresentada pela comissão, levando a elaboração de outras propostas de tabelas.

A categoria reclama de não ter participação ativa na construção da reivindicação e nem das tabelas. Diante disso, os profissionais resolveram se mobilizar para que a tabela seja incluída ainda na LOA 2024. “Precisamos que a interventora (Danielle Carmona) simplesmente pegue a tabela escolhida e encaminhe para que seja corrigido. Ela está retendo um documento que é a vida de todos nós servidores, e não é justo”, desabafa Mendonça.

A demanda da categoria é que a interventora do governo do estado na saúde municipal encaminhe a tabela de correção do PCCV à Câmara de Cuiabá e à prefeitura, para que possa ser incorporada à LOA 2024 e também à lei nº 430/17, por iniciativa do executivo.

Cireia se comprometeu a continuar atuante em defesa dos profissionais de enfermagem, e se colocou à disposição, tanto na condição de vereador, como também de líder sindical da direção da Central Única dos Trabalhadores (CUT-MT), auxiliando na articulação para que essa demanda da categoria seja atendida.

26/04 - Plenário da Câmara aprova mudança em nome de rua proposta por Adevair Cabral
26/04 - Câmara de Cuiabá inicia treinamento LGPD destinado à servidores
26/04 - Presidente Chico 2000 empossa mais dois servidores concursados nesta sexta-feira (26.04)