17/04/2023
Maysa Leão participa de palestra sobre inclusão e plano de ensino para autistas

A vereadora Maysa Leão (Republicanos) participou da palestra “Inclusão dos Autistas, Diagnóstico e Plano de Ensino”, realizada nesta sexta-feira (14), na Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Subseção de Várzea Grande. A programação faz parte das ações desenvolvidas pela OAB/VG no mês mundial de conscientização da causa do Transtorno do Espectro Autista.

O evento reuniu profissionais da rede municipal de educação para tratar da importância da elaboração e execução do Plano Educacional Individualizado (PEI), adaptações nas unidades para atendimento dos alunos autistas, assim como o acolhimento e suporte aos pais para melhor desenvolvimento do aluno dentro e fora de sala de aula.

“Esse evento também é uma forma de expandir e propor treinamentos mais profundos nas escolas, com uma interação e resultados satisfatórios. A gente precisa aproximar a população das nossas instituições e trazer professores, coordenadores, comunidade escolar, que é a segunda família, isso é colocar as entidades a serviço da população”, destacou a vereadora Maysa Leão.

Para a presidente da Associação de Amigos dos Autistas, Neurodiversos e Pessoas com Doenças Raras de Mato Grosso (Amand-MT), Helena Glaziela Amaral, os educadores devem estar abertos a desenvolver este trabalho mais amplo  de inclusão.

“Temos que pensar nas capacitações ou atividades que vão aplicar nas salas não como um trabalho a mais, mas algo que vai contribuir muito com o desenvolvimento do aluno durante as aulas, e consequentemente, todos terão um ambiente melhor e mais tranquilo para o cotidiano”, disse Helena.

Diretora de uma escola em Várzea Grande, Analice da Silva pontuou que as escolas vêm trabalhando o autismo nas unidades e que as capacitações reforçam a atuação dos profissionais da educação, pois cada aluno exige uma demanda diferente a ser atendida.

“Na escola em que trabalho tem 23 alunos autistas, e é importantíssimo ouvir cada fala, cada palestra apresentada hoje - nos ajudou muito a ter maior compreensão, porque nós enquanto escola precisamos dessas informações que agregam no nosso dia a dia”, relatou.

Também participaram da palestra o secretário de Educação de Várzea Grande, Silvio Fidelis, o presidente da OAB/VG, advogado Rodrigo Araújo, o vice-presidente da Amand, José Samuel Sampaio de Souza.

Da Assessoria

26/04 - Plenário da Câmara aprova mudança em nome de rua proposta por Adevair Cabral
26/04 - Câmara de Cuiabá inicia treinamento LGPD destinado à servidores
26/04 - Presidente Chico 2000 empossa mais dois servidores concursados nesta sexta-feira (26.04)