25/11/2009
Trotes em universidades devem ser proibidos na Capital
Luiz Alves
Um dos vereadores que mais atua na área da educação, Domingos Sávio (PMDB) apresentou na sessão desta terça-feira (24) um projeto de lei que proíbe o chamado trote nas instituições educacionais localizadas em Cuiabá. A matéria prevê que o trote seja realizado com intuitos sociais e que vise à confraternização entre os alunos que estão ingressando na universidade e os veteranos. Por isso, defende que sejam estabelecidos alguns critérios. “O problema não está em fazer o trote, mas na forma como isso tem acontecido de maneira violenta e muitas vezes expondo os novos universitários a situações danosas e humilhantes”.

Dentre as restrições estabelecidas pelo projeto, estão a utilização de qualquer tipo de tinta em vestes, pertences e pele do indivíduo; emprego de material cortante; uso de substâncias tóxicas ou entorpecentes; uso da força ou violência; coação mediante ameaças verbais ou físicas; obrigar o outro a prática contrária a sua vontade e tirar vantagem pecuniária. Sávio lembrou que a instituição de ensino superior deve ser sinônimo de civilização e não há justificativas para práticas agressivas que humilhem moralmente e psicologicamente os estudantes.

Uma das sugestões do peemedebista é que os chamados “calouros” passem a realizar atividades assistenciais como espécie de passaporte para adentrar a faculdade. “Em Cuiabá existem 32.584 universitários matriculados em 14 instituições universitárias. Seriam milhares de novos estudantes a contribuir com ações sociais de extrema importância”, destacou Domingos.

Julia Munhoz