17/11/2009
Em audiência pública, Cintra pede melhorias ao Cuiabá Vest
Luiz Alves
Em audiência pública, na sexta (13), o vereador pedetista, Sérgio Cintra, falou dos problemas ligados ao Cuiabá Vest que chegou a ser referência para o Estado do Paraná e em inúmeras cidades em Mato Grosso. Segundo ele, de início realizaram diversas ações inéditas tais como a primeira vez em MT o curso presencial em Rosário Oeste, o sistema de satélite, com mais de 60 alunos, entre outros. “Na época, fazia-se o “madrugadão” que começou no verdinho do CPA, eventos para arrecadar alimentos, entrega de títulos literários, primeira aula de véspera, transmitido para vários polos”, frisou.

Cintra falou também da melhor equipe de professores de MT e lembrou da preocupação em animar os alunos que se sentiam inferiores, que por meio de pesquisa detectou a baixa auto-estima dos alunos e que para isso contrataram a psicóloga. “Eu via meu aluno sem coragem e olhando para o chão, e disse: Você tem as mesmas condições de ser o melhor porque você tem a melhor equipe”, destacou o vereador que não gostaria que o Cuiabá Vest acabasse principalmente agora que o ENEM se aproxima.

Cintra destacou as pessoas que contribuíram na construção do projeto que ajudou decisamente a reeleição do prefeito Wilson Santos (PSDB) e em visita em todos os pólos, de 14 polos, apenas 742 alunos frequentavam as aulas que possuem 3.500 vagas. Além da qualificação dos professores quanto à nova modalidade do vestibular no Brasil que será unificado e as habilidades pedagógicas.

Segundo ele, neste ano, apenas um simulado foi realizado. “O simulado é de dia e de noite, tem que ser testado, porque apenas 5% do que ouvimos é gravado, o resto é estudar, isso é cientifico, como diz na apostila do ENEM é ‘O ensaio para a vida’”, disse.

O professor e coordenador, Aquiles Nascimento, disse que tentou de todas as maneiras continuar o Cuiabá Vest, mas neste ano, tiveram dificuldade. “A nossa luta foi incesante. Tentamos de todas as formas solucionar os problemas, mas não é fácil, o material do ENEM é diferente com o da UFMT, mas estamos dispostos a resolver”, disse.

Sergio mostrou o material que o MEC autoriza reproduzir gratuitamente. “O aluno não tem culpa da sonegação de informação”.

O professor Ninja alertou que o erro do Cuiabá Vest foi às mudanças rápidas e que os professores tende ficarem atentos, pois a questão do Enem já era para ser discutido com os professores e que muitos nem sabtiam como funciona. “O Cuiabá Vest parou, não houve um acompanhamento, há uma carência do professor em saber, faltou à gestão preparar os professores para assim os alunos também entenderem, há reclamações por parte dos alunos em ter uma referência, temos que mudar este quadro, é dinheiro público, este projeto é modelo”, ressaltou.

O secretário municipal de Educação, Carlos Carlão Nascimento, disse que sobre o Cuiabá Vest não há como negar o problema e precisa de mudanças. “As sugestões são para incorporar o Cuiabá Vest, para melhorar o ano que vem”.

Para finalizar a audiência ficou acertado em voltarem a discutir sobre o orçamento do Cuiabá Vest, onde Cintra sugeriu destinar um recurso maior, por parte da Casa de Leis, para melhorar o orçamento; Planejamento para 2010 e Uma comissão permanente para captar os trabalhos, juntamente com a FUNEC, alunos, secretaria de Educação e Câmara. “Temos que elaborar um cronograma de atividades para seguir e assim saber por que alunos desistiram,além de falar com o prefeito, pois o ano que vem teremos dois ENEM e a gestão já deveria ter o cronograma escolar”.

Participaram da audiência professores, alunos, membros de comunidades, secretário de Educação, Carlos Carlão Nascimento, o vereador Pastor Washington (PRB) e Roosivelt Coelho (PSDB), diretora técnica da FUNEC, Sueli Nobre e o coordenador Aquiles Nascimento.