Acessibilidade
Início

NOTÍCIAS
30/12/2021
Cuiabano conquista 1º lugar em concurso de gastronomia realizado na capital de MT
Da assessoria
O vereador Cezinha Nascimento participou do concurso representando a Câmara Municipal de Cuiabá
O estudante do 2º semestre da faculdade de gastronomia da Unic (Universidade de Cuiabá), Luciano Santana de Amorim, 33 anos, conquistou o primeiro lugar no Concurso Gastronômico "Culturas e Sabores". A competição que sagrou Luciano como vencedor, aconteceu nos dias 28 e 29 de dezembro nas dependências do IGA (Instituto Gastronômico das Américas). Todos os pratos apresentados pelos competidores foram produzidos com ingredientes regionais.

Em razão da pandemia da COVID-19, para evitar aglomerações, e também pelo grande número de casos de gripe, que tem acontecido no Brasil, somente nove estudantes participaram das competições, dos quais 3 saíram finalistas, Welton, Eurípedes e Luciano, que apresentou o melhor prato e saiu vitorioso. "Fiquei muito feliz em participar e também surpreso quando meu nome foi anunciado como o ganhador do primeiro lugar", disse Luciano".

O presidente da Associação dos Chefes de Cozinha de Mato Grosso (ACC/MT), Fabio Cruz, criador e organizador do evento, explicou o porquê da realização do concurso.

A ideia da realização do concurso nasceu da necessidade de ajudar a classe a se recuperar do período pós-pandemia, de incentivar os estudantes, valorizar a gastronomia regional e os profissionais que atuam na área e também de promover o setor gastronômico local.

Para a Chef de cozinha, Terezinha Nascimento, vice-presidente da Associação dos Chefes de Cozinha de MT, a valorização dos profissionais e dos produtos locais pode ser uma das estratégias para o enfrentamento da crise no setor gastronômico em meio à pandemia da Covid-19.

"Segundo pesquisas, o setor gastronômico está entre os mais afetados durante a pandemia da Covid-19. Os números das perdas para o segmento foram expressivos e preocupantes. Por isso, eventos como este são muito importantes para a retomada da nossa economia ", explica a vice-presidente.

Como apoiadores do evento, o deputado Elizeu Nascimento (PSL), o vereador Cezinha Nascimento (PSL) e Igor Cunha, superintendente da Fecomércio-MT, entregaram os troféus para os ganhadores da competição.

Representando a Câmara Municipal de Cuiabá, o vereador Cezinha Nascimento parabenizou o idealizador do concurso.

"O presidente da Associação dos Chefes de Cozinha de Mato Grosso está de parabéns pelo empenho e dedicação na luta por essa classe que foi extremamente prejudicada pela pandemia causada pelo novo Coronavírus", comenta o parlamentar.

"O chef, embaixador do segmento no Paraná, Rodrigo Bernardes, morador da cidade de Londrina, que esteve ministrando cursos de panificação durante o evento, disse que levará boas impressões sobre o setor gastronômico de MT.

"Gostei de ver que a classe da gastronomia de Mato Grosso está se movimentando e também que estão recebendo apoio dos setores públicos e privados, infelizmente não temos esse respaldo na minha cidade, mas levarei algumas coisas que vi em Mato Grosso, como exemplo para implantar em meu Estado", disse Bernardes.

O evento foi gravado e pode ser visto pelo canal da ACC-MT no YouTube através do link. https://www.youtube.com/watch?v02xLEXqLFYI

Gabriela Von Eye/Gabinete Vereador Cezinha Nascimento


Fotos Relacionadas

Imprimir Voltar Compartilhar:   Share




+ Notícias
24/04 - Vereadora Maysa convida oftalmologista para abordar conscientização da cegueira
23/04 - Cirurgias eletivas são pauta de reunião entre vereadores e secretário de saúde de Cuiabá
SESSÃO AO VIVO
INFORMES

Brasão de Cuiabá
Praça Moreira Cabral - Centro - s/n - Cuiabá-MT - CEP 78020-010 - Fone:(65) 3617-1500
secom@camaracuiaba.mt.gov.br - Desenvolvimento: STIT - Todos os direitos reservados © 2023
O horário de atendimento ao público é de segunda a sexta-feira das 7:30hs às 18:00hs.