04/10/2021
Câmara inicia Semana da Saúde com palestras para servidores e colaboradores
Serão discutidos a importância da atividade física, obesidade, impacto da má alimentação na saúde física e mental, entre outros

Com o intuito de informar e conscientizar os servidores e colaboradores a cuidarem da saúde física e mental, a Câmara Municipal de Cuiabá promove entre os dias 4 a 8 de outubro, a Semana da Saúde “Cuidando de Você”. A ação foi desenvolvida pelo o Núcleo de Assistência Social e Ouvidoria do Legislativo.

No plenário Ana Maria do Couto, o Plenarinho, foi realizada a abertura do evento com uma palestra intitulada “Avaliação Musculoesqueléticas - pré-atividade física, ministrada pelo vereador Dr. Luiz Fernando (Republicanos).

"Sempre que o indivíduo queira realizar qualquer tipo de atividade independente de qual seja, é importante que faça uma avaliação médica, cardiológica, uma avaliação com médico ortopedista ou um médico do esporte, para checar desde a coluna cervical até a ponta do pé, o tipo de pisada, o tênis ideal que ele pode usar para realizar atividade física", disse.

"Enfim, são inúmeros detalhes que se passarem desapercebidos podem levar a pessoa a parar com a atividade física, desde uma lesão muscular ou mesmo de um problema no joelho, problema na coluna, então a importância de identificar qualquer patologia prévia e fazer o preparo ideal para que possa iniciar a atividade física de forma segura", complementou.

O evento contou com a participação do presidente da Casa, vereador Juca do Guaraná Filho (MDB), demais parlamentares e servidores, que falaram sobre a importância da prevenção à saúde.

"É importante a participação maciça dos nossos servidores, vereadores e colaboradores porque serão abordados temas importantes que vai de obesidade a saúde bocal", disse o presidente.

"A proposta debatida aqui precisa ser difundida por toda Cuiabá, para que as pessoas tenham consciência, procurem monitorar a sua pressão, monitorar a sua diabetes, seu colesterol, para que façam atividade física com segurança", comentou o vereador Chico 2000 (PL).

Programação

Na terça-feira (5), às 8h, com a participação do médico servidor da Casa, João Baçan, será debatido sobre obesidade. Em seguida, o tema será prevenção do câncer de próstata, com a palestra do Dr. Newton Tafuri.

Na quarta-feira (6) serão abordados os seguintes temas "Atitudes que devo tomar quando me machuco" e  "Muay Thai para todas a idades". No dia 7 (quinta-feira), "A importância do controle da placa dental, na saúde bucal" e "Ergonomia" serão assuntos abordados nas palestras.

No último dia, sexta-feira, o tema "Má alimentação e seu impacto na manutenção da saúde física e mental nos dias atuais", será discutido às 8h, logo após será feita entrega de moções de aplausos pelo vereador Dr Luiz Fernando.

Secom Câmara