04/03/2021
Vereadora defende articulação de forças e políticas contra a fome e pela vacina
Carol Siqueira | Ascom Câmara Municipal de Cuiabá
Durante sessão ordinária na Câmara Municipal de Cuiabá, nesta quinta (4), a vereadora Edna Sampaio (PT) criticou os governos municipal e estadual por insistirem em propor a taxação dos cidadãos e comerciantes que descumprirem as medidas de controle da pandemia de Covid-19 sem, contudo, apresentarem propostas de apoio econômico ao empresariado e de geração de renda ao trabalhador, medidas necessárias para o equilíbrio da economia.

Nesta quarta (3), ela foi o único voto contrário à proposta de lei complementar do executivo que estabelece multa de até 60 mil para quem desobedecer a estas regras de segurança sanitária, aprovada com 20 votos.

A vereadora criticou o fato de o executivo não discutir com a Casa sobre temas importantes e urgentes, como a compra de vacina, a testagem da população e a queda na renda e citou uma denúncia recebida por seu gabinete sobre o corte de cestas básicas que eram recebidas por famílias atendidas pelo serviço de assistência social.

“Não é possível que nós fiquemos aqui discutindo o que é menos importante no regime de urgência e o que é mais importante nem chega a ser debatido nesta casa. Nós temos uma situação de responsabilização do poder público do município e do Estado, vimos esta semana o Estado anunciar um superávit na arrecadação, incentivos dados ao agronegócio enquanto nosso povo morre de fome”.

Citando parecer emitido recentemente pelo ministro Marco Aurélio de Melo em favor da regulamentação da renda básica, cobrou urgência na discussão sobre o tema na capital e defendeu a articulação de todas as forças políticas para a construção de um programa de combate à fome.

“Precisamos pressionar o governo do Estado a fazer a política necessária para estes tempos de guerra e é uma guerra, e quem está morrendo nessa guerra é o povo pobre, o povo trabalhador, que lota os ônibus, sem qualquer preocupação com a saúde desta gente, e que está desempregado, desesperado sem saber como vai prover sua alimentação”.

Neusa Baptista Pinto | Assessoria de Comunicação Vereadora Edna Sampaio

19/04 - Kits da 1ª Corrida de Rua Família Popular começam a ser entregues