14/08/2009
Projeto institui salas reservadas em bancos para saques
Fablício Rodrigues
Projeto de lei em tramitação na Câmara Municipal de Cuiabá obriga os bancos instalados em Cuiabá a manter salas reservadas para os clientes sacarem dinheiro. O autor do projeto, vereador Antônio Fernandes (PSDB) disse que a segurança do cliente do lado de fora da agência é de responsabilidade do poder público, mas no interior da agência o agente público de segurança não tem como agir.

O projeto estabelece que as salas exclusivas e com acesso restrito ao cliente e o caixa é para saques e quantias em espécie superior a 04(quatro) salários mínimos. Em caso de desobediência da lei, será aplicada multa e cancelamento do alvará de funcionamento.
O vereador acredita que a instituição de uma sala exclusiva para a realização de saques de maior valor evitará o acesso dos informantes que não saberão quais as pessoas que realizam saques.

“É fato que as quadrilhas se organizam ao ponto de ter informantes no interior das agências disfarçados de clientes para em seguida avisar os comparsas que aguardam do lado de fora da agência”, disse. Na justificativa do projeto o vereador afirma que o grande número de assaltos ocorrido nos últimos meses em Cuiabá demonstra a urgente necessidade de as instituições financeiras que operam na capital oferecerem aos seus clientes meios de evitar a exposição quando da realização de saques.

Roseli Cordeiro