Acessibilidade
Início

NOTÍCIAS
28/01/2020
Movimento Social Rusga ganha semana de homenagens em Cuiabá
Câmara Municipal de Cuiabá
O historiador e vereador Mario Nadaf foi o autor do projeto que instituiu a Semana da Rusga, por meio da Lei nº 6.321/2018, em homenagem ao movimento social de reivindicações que aconteceu no município de Cuiabá no século XIX. As datas foram incluídas no calendário oficial de eventos da capital e será desenvolvida a partir de 2020, entre os dias 30 de maio e 05 de junho.

A emenda parlamentar de nº 006/2018, também de autoria do professor Mário, no valor de R$ 10.000,00 (dez mil reais), foi destinada ao projeto para a organização de um Workshop realizado em novembro, no auditório da Secretaria Municipal de Educação, a fim de qualificar professores da rede pública de ensino com a temática da Rusga, evento que aconteceu em Cuiabá, no  Campo DOurique , bem em frente a Câmara Municipal de Cuiabá.

Participaram do evento as crianças do Simínina – Santa Isabel, com uma encenação , dirigida pelo cineasta Gilberto Nasser, as professoras Márcia Regina Pereira e Maria de Lourdes fanaia .

Rusga
A Rusga aconteceu no dia 30 de maio de 1834: a ala dos radicais liberais se reuniu no período da tarde no Campo d’Ourique, hoje conhecida como Praça Moreira Cabral, e esquematizaram, para a noite, a maior matança de portugueses já ocorrida no país até então, através de grupo armado surge o que ficaria conhecida como a Rusga Cuiabana.

Naquele período, os nativos cuiabanos passavam por situação de opressão, abuso de autoridade e imposição de poder por parte dos comerciantes portugueses, possuidores de todos os privilégios e regalias durante o período regencial.

Elizangela Tenório | Câmara Municipal de Cuiabá



Imprimir Voltar Compartilhar:   Share




+ Notícias
24/04 - Vereadora Maysa convida oftalmologista para abordar conscientização da cegueira
23/04 - Cirurgias eletivas são pauta de reunião entre vereadores e secretário de saúde de Cuiabá
SESSÃO AO VIVO
INFORMES

Brasão de Cuiabá
Praça Moreira Cabral - Centro - s/n - Cuiabá-MT - CEP 78020-010 - Fone:(65) 3617-1500
secom@camaracuiaba.mt.gov.br - Desenvolvimento: STIT - Todos os direitos reservados © 2023
O horário de atendimento ao público é de segunda a sexta-feira das 7:30hs às 18:00hs.