17/06/2009
Câmara abre espaço para o Amor-Exigente
O Amor-Exigente usou o espaço da tribuna livre da Câmara Municipal de Cuiabá na sessão ordinária da última terça-feira ( 16-06), para a divulgação das ações antidrogas no estado de Mato Grosso, informes da programação da Semana Nacional Antidrogas e do 9° Congresso Nacional e 1° Internacional.

A suplente regional , Fátima Benites da Silva disse aos vereadores que o Amor-Exigente é um programa de prevenção, mas também age sobre a recuperação. “O AE não só ajuda jovens quimicamente dependentes, como serve para qualquer jovem ou casal de pais com problemas”, disse.

A representante do AE disse que sociedade está assistindo, de norte a sul, no Brasil, o comportamento violento e autodestrutivo alastrar-se entre os jovens.

Isso independentemente da idade, da raça, da religião, do nível de educação ou da situação financeira. Os desajustes e a inadequação tornam-se uma realidade crescente em nossa sociedade.
De acordo com a literatura do AE os pais pensavam que, se criassem bem seus filhos, amando-os e dando-lhes o melhor, tudo daria certo. Pensavam que apenas as crianças abandonadas ou filhos negligenciados teriam problemas. “Infelizmente, não é assim. Por isso, acreditamos na necessidade de os pais estarem sempre atualizados e bem informados. É importante saber tudo sobre drogas Ilícitas e ilícitas) , sobre o perigo que representam tanto para os filhos como para os pais.

O AE tirou do programa americano Touglove dez pontos básicos, causas da desestruturação familiar, acrescentando-lhes mais dois e, a partir desses 12 Princípios, apresentou preceitos sem fronteiras para a organização da família e a proteção dos jovens.
O trabalho está alicerçado na experiência, na vivência de cada dia em sociedade. Como grupo de apoio, os pais se ajudam a examinar cuidadosamente os diferentes aspectos de sua vida e a orientar-se mutuamente. Os pais ajudam os filhos a redirecionar seus rumos.

Ações Antidrogas

O Amor-Exigente está presente há 16 anos em Mato Grosso com quatro grupos em Cuiabá e presente nos municípios de Poconé, Alta Floresta, Várzea Grande e em fase de estruturação no município de Barra do Bugres.

Fátima informou que o AE vai ministrar no mês de julho cursos de capacitação de voluntários para trabalhar na prevenção. Os cursos serão realizados no bairro Coophamil e no bairro Praeiro.

Na Semana Nacional Antidrogas o Amor-Exigente atua em parceria com entidades que se alimentam do mesmo ideal que é trabalhar na construção de um novo mundo. Na agenda do AE além da oportunidade de ocupar a tribuna livre da Câmara Municipal de Cuiabá o grupo estará presente no VIII Seminário de Prevenção as Drogas, Seminário da Pastoral da Sobriedade, além de sair as ruas na caminhada pela Paz .

roseli cordeiro