Início
NOTÍCIAS
26/08/2019
Semob apresenta proposta de implantação de abrigo de ônibus para viabilizar transporte intermunicipal
Câmara Municipal de Cuiabá
O presidente da Câmara Municipal de Cuiabá, Misael Galvão (PSB), promoveu uma reunião entre parlamentares de Cuiabá e Várzea Grande, técnicos da Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (Semob), da Agência Estadual de Regulação dos Serviços Públicos Delegados de Mato Grosso (Ager-MT) e o deputado federal Emanuelzinho (PTB), na manhã desta sexta-feira (23).

A pauta foi a apresentação da nova proposta de implantação de abrigo de ônibus para viabilizar a operação do transporte intermunicipal. Isto é, uma estação que atenda os usuários de transporte público entre as cidades Cuiabá e Várzea Grande. 
A integração do transporte intermunicipal era feita na Praça Ipiranga, localizada no centro de Cuiabá. No entanto, o prefeito Emanuel Pinheiro (MDB) transformou o ponto de ônibus existente no local em estação. O fato fez com que a integração do transporte intermunicipal fosse transferida um pouco mais para frente, no ponto de ônibus localizado nas imediações da loja Martinello.

De acordo com o vereador várzea-grandense Rogério França, essa alteração está causando transtorno para os munícipes da Cidade Industrial, uma vez que o local não comporta toda a demanda do transporte intermunicipal, especialmente nos horários de pico.

“Com a construção dessa nova estação climatizada, foi retirado os moradores de Várzea Grande dali e passado mais para frente, em um ponto de ônibus pequeno com calçada curta. Então, os nossos munícipes não podem usufruir da estação e não foram acomodados adequadamente, sendo que a integração do transporte entre as duas cidades na Praça Ipiranga era uma tradição de mais de 30 anos”, explicou o vereador Rogérinho Dakar.

Emanuelzinho afirma que o Executivo da Capital já está trabalhando em uma solução para este impasse e afirma que a mudança foi necessária devido a uma série de fatores.

“Por questões técnicas, inclusive por determinação da Ager, e até por conta da tarifa do transporte intermunicipal ser diferente e ali ser um sistema catracado, não foi permitido que os dois trabalhassem juntos. Então, queremos dar uma atenção e cuidado mais humanizado aos munícipes de Várzea Grande. O prefeito Emanuel Pinheiro já determinou que a realização de um estudo técnico para solução deste problema”, informou o parlamentar federal.

SOLUÇÃO – Durante a reunião, devido a apresentação de novas soluções, locais e modelos de abrigo de ônibus, o titular de Mobilidade Urbana, Antenor Figueiredo, estipulou um prazo de 15 dias para apresentar um novo projeto à comitiva.

Antenor destaca que, independentemente do modelo escolhido, o ponto oferecerá aos usuários segurança e conforto. “Nossa proposta é construir uma parada que apresente critérios de humanização semelhantes aos observados em outros locais, como a Estação Ipiranga, Maria Taquara e Shopping Pantanal. Ou seja, obras que contam com isolamento térmico e carregadores de celulares, por exemplo, trazendo mais dignidade ao usuário do transporte coletivo”, disse Antenor.

Também participaram da reunião o presidente da Ager, Fábio Calmon.

Kamila Arruda | Câmara Municipal de Cuiabá



Imprimir Voltar Compartilhar:  




+ Notícias
08/02 - Vereador Jeferson Siqueira comemora a retomada das obras da Arena Cantagalo
08/02 - Câmara realiza a 1ª Reunião Ordinária da Comissão de Transportes, Urbanismo, Meio Ambiente e Defesa dos Animais
08/02 - CCJR delibera sobre 7 projetos na primeira reunião da administração Chico 2000
08/02 - Ciclista pede em Tribuna livre segurança no trânsito na Capital
08/02 - Câmara de Cuiabá aprova projeto ‘Renda Solidária III’ para catadores de ‘lixo’
08/02 - Varanda vota a favor de salário mínimo para catadores de materiais recicláveis
07/02 - Câmara aprova projeto que concede salário mínimo a trabalhadores do aterro sanitário
06/02 - Vereadores protocolam pedido de CPI para investigar intervenção do Estado na saúde de Cuiabá
06/02 - Câmara de Cuiabá junto com a Secretaria de Esporte e Lazer realiza a 34ª Corrida ‘Bom Jesus de Cuiabá’
06/02 - Sessões ordinárias retornam na Câmara de Cuiabá
06/02 - Lei permite aleitamento materno nos estabelecimentos públicos de Cuiabá
SESSÃO AO VIVO
INFORMES
Praça Moreira Cabral - Centro - s/n - Cuiabá-MT - CEP 78020-010 - Fone: (65) 3617-1500
Desenvolvimento: Secretaria de Comunicação - Todos os direitos reservados © 2018
O horário de atendimento ao público é de segunda a sexta-feira das 7:00hs às 18:00hs.