Acessibilidade
Início

NOTÍCIAS
23/08/2019
Projeto garante prazo para defesa em processos no município apenas em dias úteis
Câmara Municipal de Cuiabá

O vereador Diego Guimarães (Progressistas) apresentou um projeto de lei que altera os prazos de processos administrativos no âmbito do município. Caso seja aprovado e vire lei, o período de defesa correrá apenas em dias úteis, excluindo assim finais de semana e feriados. O projeto foi apresentado na última semana e segue para análise das comissões da Câmara Municipal de Cuiabá.

Na proposta, o vereador explica que os prazos para que a defesa precisa se adequar a outros órgãos públicos. “Os prazos que são contados em finais de semana e feriados ferem os princípios constitucionais do contraditório e ampla defesa, pois cerceiam o advogado e munícipe, obrigando a pensar e elaborar defesas e recursos em dias não úteis”, diz trecho do projeto.

O projeto altera o dispositivo da Lei n.º 5.806, de 16 de abril de 2014, que regula o processo administrativo no âmbito da administração pública municipal. O projeto de lei pretende adequar a legislação municipal ao Novo Código de Processo Civil, bem como atender aos munícipes e advogados, adequando à legislação municipal àquilo disposto em Constituição Federal e legislação estadual.

“Essa lei nada mais é que uma adequação da legislação municipal à legislação pátria, sendo que, recentemente, foi apresentado projeto de lei com o mesmo intuito na seara estadual não é justo impor um prazo em dias corridos para o munícipe enquanto a administração pública não possui prazo para análise dos processos administrativos”, ressalta o vereador.

Assessoria Vereador Diego Guimarães



Imprimir Voltar Compartilhar:   Share




+ Notícias
19/04 - Dídimo celebra Dia do Radioamador com abertura de espaço na Tribuna Livre
19/04 - Kits da 1ª Corrida de Rua Família Popular começam a ser entregues
SESSÃO AO VIVO
INFORMES

Brasão de Cuiabá
Praça Moreira Cabral - Centro - s/n - Cuiabá-MT - CEP 78020-010 - Fone:(65) 3617-1500
secom@camaracuiaba.mt.gov.br - Desenvolvimento: STIT - Todos os direitos reservados © 2023
O horário de atendimento ao público é de segunda a sexta-feira das 7:30hs às 18:00hs.