16/08/2019
Vereador Abilio homenageia mais de 60 ciclistas de Cuiabá e Várzea Grande
Câmara Municipal de Cuiabá

Mais de 60 ciclistas foram homenageados pelo vereador Abilio Junior (PSC) na Câmara de Cuiabá, nesta sexta-feira (16). Além dos adeptos à prática desportiva, também foram contemplados autoridades que ajudam a manter diversas atividades ligadas ao ciclismo nas cidades de Cuiabá e Várzea Grande.

Um dos homenageados foi o pequeno Frederico Spolidoro Albano, de 11 anos. Filho de um casal de ciclistas, o pequeno chamou a atenção do público pela consciência política e social em defesa de políticas voltadas à prática do esporte. “O ciclismo é um dos esportes mais completos que há. Os governantes deveriam olhar com mais atenção e buscar meios de garantir melhor viabilidade e mobilidade nas cidades”, disse o estudante.

Outra homenageada foi a representante do Movimento Ciclovia Já, Maria Luiza Brandão. Segundo ela, Cuiabá obteve um crescimento significativo no número de ciclistas, reunindo diversos grupos de pedais diariamente. Juntamente a esse aumento, houve avanços, mas considerados ainda tímidos, diante do cenário de modernização social. “Hoje temos algumas ciclovias e ciclofaixas que nos atendem, mas ainda há muito que ser feito para uma segurança viária”, disse. Mesmo ideia defendida pelo tenente-coronel da Polícia Militar, Gilcemar Mendes Correa. “O entendimento que temos de segurança é amplo, vai além da questão policial. Ela deve contemplar a questão da segurança viária. De as pessoas que são adeptas a essa prática ter condições de infraestrutura para poder pedalar sem correr risco de acidente e atropelamentos, por exemplo”, completou.

Há mais de dez anos engajado no setor, Sergio Uriel, conhecido como “Cachorrão”, é um dos precursores do cicloturismo na Baixada Cuiabana. E, segundo ele, ao longo de uma década Cuiabá cresceu em números de adeptos à prática. Por isso, a necessidade de mais políticas voltadas ao setor. “Precisamos de mais políticas, de mais incentivos, de mais pessoas e autoridades que vejam o quanto esse esporte traz benefícios individuais e coletivos. Eu que estou nesse ramos há anos, é um orgulho para mim ver uma pessoa que mal subia numa bicicleta, pedalar quilômetros, feliz e, principalmente, saudável. Porque o ciclismo é assim, faz a gente adquirir hábitos mais saudáveis”, destacou Cachorrão.

Já Abilio, enfatizou a união das entidades municipais de Cuiabá e Várzea Grande, Secretaria de Mobilidade Urbana (Semob) e Guarda Municipal, a importância dos ciclistas na conquista por melhorias e do engajamento político por ações voltadas ao setor. “Acho muito importante todo esse processo de conquistas até hoje. Penso que essa união entre os municípios, juntamente com os ciclistas é fundamental para promoção de políticas direcionadas ao setor. E eu, como entusiasta do pedal, penso que devemos, cada vez mais, pensar a cidade de forma macro, com uma mobilidade urbana que contemple todos os modais”, frisou.

O guarda municipal de VG, Evandro Homero Dias, aproveitou a ocasião para agradecer o reconhecimento prestado pelo vereador, enfatizando que ações como essa, que o faz atuar ainda mais. “A gente sente muito orgulho. É uma satisfação muito grande, um momento que nos dá mais satisfação em continuar com o trabalho, só tenho a agradecer”, disse.

Dana Campos | Assessoria Vereador Abílioo Junior