08/08/2019
Usuários do transporte coletivo de Cuiabá exigem melhores condições estruturais
Ilustração

Moradora do bairro Novo Terceiro, Alessandra Rodrigues Machado, líder comunitária local, alerta para o descaso com os usuários do transporte coletivo municipal também no tocante às instalações de abrigos e calçadas. "Já cobram um absurdo pelo preço das passagens. Portanto, o normal é retribuir isso à altura, ofertando serviços de qualidade. Infelizmente, abrigos e calçadas que margeiam essas instalações estão depredados...

O vereador cuiabano Dr. Xavier foi procurado hoje (8) por um grupo de moradores do Novo Terceiro para interceder a favor dos usuários de coletivos municipais públicos no tocante às condições degradantes de alguns pontos de ônibus cobertos na área central da cidade. Um deles fica ao lado da Praça da República, na Rua 13 de Junho, apontou o grupo, há meses em situação crítica. "É a queixa geral de quantos comparecem diuturnamente naquele local", acrescentaram seus componentes.

Informado a respeito das falhas, o vereador Dr. Xavier oficializou reivindicação à Secretaria de Mobilidade Urbana para que o órgão diligencie as providências necessárias à restauração desse abrigo. Toda a extensão do passeio lateral ao ponto, utilizada por milhares de pedestres, também apresenta piso avariado, o que motivou um segundo ofício à Secretaria de Obras.

"São dois problemas distintos: primeiro, as condições do referido abrigo, setor de responsabilidade da Secretaria de Mobilidade Urbana. Já a recomposição da malha de passeios públicos é atribuição afeta à Pasta de Obras. O fato é que esses problemas têm causado desconforto geral aos usuários do transporte coletivo em Cuiabá e a todos que circulam pela área. Inclusive, há relatos de idosos e crianças caindo ali frequentemente, sempre tropeçando nos buracos. Resumindo: já deixou de ser apenas uma deficiência estrutural para se tornar ameaça constante à integridade física. E isso é mais preocupante", ressalvou o parlamentar.

Conforme a passageira Alessandra Rodrigues Machado, por pouco ela mesma não caiu ao tropeçar num dos buracos da calçada próxima ao ponto, ao lado da agência dos Correios. "O próprio banco do abrigo também está quebrado. Fica difícil assim as pessoas se acomodarem ali. Não entendo por qual motivo ainda não o substituíram".

Alessandra disse que essa situação caracteriza claro desprezo à imagem geral da cidade, apesar de setores institucionais/privados de Cuiabá lutarem intensamente para impor seu potencial turístico. "Mesmo porque existe um sem número de abrigos em idêntica situação. Entendo haver aí clara contradição aberrante ao empenho de uma minoria de pessoas que tenta levantar, em nível nacional, as "belezas" de Cuiabá, as nossas tradições culturais, atrativos turísticos, etc. e tal... Como falar de infraestrutura turística quando nos defrontamos com falhas tão banais, fáceis de serem resolvidas?", questionou.

Ainda na avaliação da usuária do transporte coletivo, impasses semelhantes degradam a imagem que Cuiabá luta para consolidar como uma cidade organizada, em todos os sentidos. "Dispomos de grandes belezas em Cuiabá, é notório. Porém, isso alquebra a nota positiva que poderia ser concedida nacionalmente à capital. Porque, quem chegar lá, na Praça da República, e observar a buraqueira traiçoeira daquele passeio lateral ao ponto, deficiência capaz de promover fraturas em algum descuidado, e também se defrontar com o banco {do ponto de ônibus quebrado}, vai concluir o seguinte: o passageiro de coletivo, o cidadão, não tem qualquer valor. Importa tão somente o lucro das empresas transportadoras. Sem falar em outras deficiências estruturais, município afora..."

João Carlos de Queiroz | Assessoria Vereador Xavier