07/08/2019
Momento religioso da semana faz reflexão sobre o comportamento ansioso
Câmara Municipal de Cuiabá

Os dias atuais exigem pressa. Precisamos que tudo esteja pronto “para ontem” e até pensamos que assim podemos antecipar o amanhã. Mas o mundo a Deus pertence e Ele domina o tempo.

Tomando por inspiração a carta que o apóstolo Paulo encaminhou aos Felipensses (04: 06-07), o capelão Jean Estevan, servidor da Câmara de Cuiabá, fez a pregação durante o “Momento Religioso”, que acontece todas as quartas-feiras, no Espaço Ecumênico desta Casa, a partir das 8 horas.

Na Carta, Paulo faz a reflexão sobre a inquietação que acomete as pessoas e recomenda nos versículos 6 e 7 o que segue:
6 – Não andem ansiosos por coisa alguma, mas em tudo, pela oração e súplicas, e com ação de graças, apresentem seus pedidos a Deus.

7 – E a paz de Deus, que excede todo o entendimento, guardará os seus corações e as suas mentes em Cristo Jesus.
A ciência define a ansiedade como um estado psíquico de apreensão ou medo, provocado pela antecipação de uma situação. Figuradamente é representado por um desejo veemente e impaciente.

Como observou Estevan todos nós somos protagonistas de nossa história, mas existem situações que fogem do nosso controle.

“É nesses momentos que devemos recorrer à Palavra. Fé é chamar por algo que ainda não há. E o canto é Nada além de Ti, expressou essa verdade: se é tão impossível, parece que não dá, espera no Senhor e confia, espera Ele vem, confia Ele vem e faz um milagre”.

Os presentes participaram ativamente da reflexão, citando exemplos e considerações acerca do tema. “Com a grande oferta de produtos, ficamos ansiosos pela obrigação de ter e ter cada vez mais. Em consequência, abandonamos a busca pelo ser”, citou um dos presentes.

“A ansiedade causa estresse, envelhece e ofusca o raciocínio, porque a pessoa ansiosa quer viver o futuro, mas a vida transcorre no presente”, considerou uma das participantes.

A ansiedade pode ser um processo natural de resposta do nosso corpo, mas é notório que a geração atual adotou um comportamento ansioso ao ponto de torná-lo uma doença, porque suas características e consequências estão presentes no dia a dia das pessoas de forma contínua.

“Todos temos altos e baixos, a diferença é como cada um reage a essas situações. A saída para encontrar forças e seguir a vida está no refrão do canto Porque Ele vive: Porque Ele vive, posso crer no amanhã. Porque Ele vive, temor não há. Mas eu bem sei, eu sei, que a minha vida está nas mãos de meu Jesus, que vivo está”, disse Jean.

Kamila Arruda | Câmara Municipal de Cuiabá

19/04 - Kits da 1ª Corrida de Rua Família Popular começam a ser entregues