Acessibilidade
Início

NOTÍCIAS
06/08/2019
Kelly apresenta projeto do Centro de Atendimento do Autista de Cuiabá
Para falar sobre as conquistas alcançadas pela Associação Amigos do Autista de Mato Grosso, a primeira parte da Tribuna Livre da Sessão Ordinária desta terça-feira (06) foi ocupada pela senhora Kelly Cristina do Nascimento Viegas, por indicação do vereador Lilo Pinheiro (PDT).

Ela mostrou ao Plenário o projeto de reforma do prédio onde funcionava uma escola municipal no bairro Santa Cruz II, que estava abandonado e foi cedido pela Prefeitura para a Associação, para que seja ali construído o Centro de Atendimento do Autista de Cuiabá.

Contando com diversas parcerias – destacadamente da Construtora Plaenge que doou grande parte do material necessário – a Associação está toca reforma para dotar aquele espaço de recepção, sala de atividades, sala de treinamentos, estimulação precoce e AVD (Atividade de Vida Diária), e área de recreação. O centro vai oferecer acompanhamento com especialistas em neurologia, psiquiatria, psicologia e fonoaudiologia.

A Associação oferece acompanhamento às famílias de autistas de todo o Mato Grosso, disponibilizando orientação jurídica e formação educacional. Kelly Cristina esclareceu que “contamos com a colaboração das prefeituras de Cuiabá e Várzea Grande, com as câmaras municipais das duas cidades também e do governo do estado”.

“Fazemos visitas às famílias que não conseguem não dispõem de condições para fazer o transporte, pois existem casos bastante severos que não permitem o deslocamento da pessoa autista”, frisou Kelly.

As obras estão sendo custeadas com doações. Foi realizado um bazar solidário que arrecadou pouco mais de 106 mil reais. O vereador Lilo destinou 300 mil reais em emenda impositiva.

O vereador lembrou que essa luta vem desde o ano de 2015 quando, atuando como presidente da Comissão de Direitos Humanos da Câmara, apresentou Projeto de Lei que instituiu a primeira semana do mês de abril como a Semana de Conscientização e de Reflexão sobre a causa Autista, mas já visando a construção de um centro integrado de atendimento ao autista. Tendo em vista o apoio recebido, Lilo disse acreditar que até o ano de 2020 “este projeto vai ser uma realidade”.

O vereador Luís Cláudio (PP), pediu a palavra para destacar a lição que Associação deixava naquele momento para a Câmara e a sociedade: não se podemos desistir do nosso sonho. Um dia ele acontece.

O vereador Vinícius Hugueney (PV), que presidia a Sessão no momento, falou em nome da Câmara e do Presidente Misael Galvão (PSB), parabenizando pela luta, salientando que “temos certeza cercadas de grandes pessoas, vão alcançar grandes feitos para essas pessoas que tanto necessitam de nossa ajuda”.

Etevaldo de Almeida 


Imprimir Voltar Compartilhar:   Share




+ Notícias
19/04 - Fellipe Corrêa quer reconhecimento facial para inibir crimes contra motoristas de app
SESSÃO AO VIVO
INFORMES

Brasão de Cuiabá
Praça Moreira Cabral - Centro - s/n - Cuiabá-MT - CEP 78020-010 - Fone:(65) 3617-1500
secom@camaracuiaba.mt.gov.br - Desenvolvimento: STIT - Todos os direitos reservados © 2023
O horário de atendimento ao público é de segunda a sexta-feira das 7:30hs às 18:00hs.