01/08/2019
Em visita de auditor do TCE-MT, Câmara destaca transparência
O auditor Público Externo do Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso (TCE-MT), Valdir Cereali, fez uma visita de cortesia aos gestores da Câmara Municipal de Cuiabá, nesta quinta-feira (1º). Cereali foi recebido pelo presidente da Câmara Municipal de Cuiabá, vereador Misael Galvão (PSB), pelo secretário de Transparência e Controle Interno, Jonatas Jovino Pulquerio, pela secretária de Orçamento e Finanças, Vera Gomes da Silva, o secretário de Gestão Administrava, Paulo Nascimento, a Secretária de Gestão Pessoal, Bárbara Helena de Noronha Pinheiro, a chefe do Núcleo de Controle Interno do Parlamento Municipal, Luciana Arantes, a Coordenadora de Comissões, Fabiana Orlandi e o procurador Daniel Badre Teixeira.

Conforme explicou o auditor público, a finalidade da visita foi de ressaltar a importância da atuação do setor de controle interno para dar segurança aos atos da Câmara Municipal de Cuiabá. “Isto, no sentido de dar mais efetividade na aplicação dos recursos públicos e no desenvolvimento dos trabalhos do Poder Legislativo”, enfatizou Cereali.
Ele disse que ficou satisfeito com a boa estrutura e com a vontade de fazer o melhor e certo da atual gestão. “Misael disse que tem o compromisso de estruturar todas as áreas em infraestrutura e qualificação. E o controle externo está para apoiar e formalizar os processos das diversas áreas sobre como funciona para não cometer impropriedade e dar segurança às ações de gestão, garantindo o bom desempenho”.

Misael Galvão observa que a Câmara preza pela transparência em todos os seus atos e enalteceu a visita que classificou como salutar à Casa de Leis. “O auditor nos trouxe relevantes informações – nos deu uma aula, que contribui ainda mais com nosso objetivo que é de trabalhar com transparência, eficiência e seriedade. Essa é nossa missão”.

O secretário de Gestão Administrava destacou que a “gestão Misael Galvão” tem atuado fortemente pela busca da transparência e a qualificação da equipe. “O objetivo final é de levar à sociedade um serviço de qualidade e primar pelo zelo da Coisa Pública”.

Paulo Nascimento disse ainda que as visitas, consultas e troca de informações e conhecimento junto ao TCE-MT se tornou uma rotina constante na Câmara de Cuiabá. “Estamos indo ao Tribunal para consultar, aprimorar e melhorar sobre todos os processos. Queremos acertar e trabalhar em consonância com o TCE”.

De acordo com o secretário Pulquerio, a visita fortalece o trabalho que Câmara vem desenvolvendo na área de Controle Interno. “Temos trabalhado com a missão de avaliar todos os processos, mapear e analisar os riscos que a Câmara Possa ter. Nossa missão é de mitigar os riscos junto a cada processo”.

O trabalho de aproximação junto aos órgãos de controle, conforme disse Pulquerio, é a marca da atual gestão. “Além do TCE-MT, esse trabalho de parceria também acontece com Controladoria Geral do Estado”, contou o secretário de Transparência e Controle Interno.

Soraia Ferreira| Câmara de Cuiabá