23/07/2019
Vereadores participam de solenidade de reabertura da Santa Casa
Neemias Coelho - Câmara Municipal de Cuiabá
Vereadores por Cuiabá participaram na manhã desta terça-feira (23) da solenidade de reabertura do Hospital Santa Casa de Misericórdia, que estava com as portas fechadas desde o mês de março.

A unidade de saúde será administrada pelo Governo do Estado graças a um decreto de requisição administrativa de bens e serviços, baixado pelo governador Mauro Mendes (DEM) no início do mês de junho.

Estiveram presentes representando a Câmara Municipal de Cuiabá, o presidente Misael Galvão (PSB) e os vereadores Diego Guimarães (PP), Vinicius Hungueney (PP), Felipe Wellaton (PV), além do presidente da Comissão de Saúde, vereador Ricardo Saad (PP).

“A Câmara teve a sua participação nesse imbróglio todo, fez sua parte, e hoje é uma satisfação pra gente ver a Santa Casa ser prestes a ser reaberta novamente”, comemorou Misael.

Saad disse que, com a reabertura da Santa Casa, Cuiabá passa a contar com o seu primeiro Hospital de Alta Complexidade Estadual. “É importante salientar que contaremos agora com um Hospital Estadual de Alta Complexidade, o que não tínhamos até então. Isso era uma disfunção do nosso sistema de saúde”, pontuou.

Para o governador, a requisição administrativa foi uma solução jurídica para preservar o interesse público, o qual irá render bons frutos para a população.

“Foi um trabalho feito com muito carinho. Fizemos a requisição administrativa do prédio, isso foi amplamente discutido, foi uma solução jurídica para preservar interesse público. Com isso conseguimos adiantar 30 meses de aluguel dessa requisição, resolvemos o problema do salário dos servidores que estava atrasado, e partir daí nós começamos uma verdadeira transformação”, disse.

A Santa Casa de Misericórdia suspendeu os atendimentos em 11 de março deste ano devido a dificuldades financeiras. Com cinco folhas de pagamento e o décimo terceiro de 2018 em aberto, a unidade filantrópica não viu alternativa a não ser fechar as portas.

Desde o princípio, o Legislativo Cuiabano vem acompanhando entrave envolvendo a Santa Casa promovendo reuniões e buscando meio de solucionar o entrave junto ao Executivo Municipal.

Diante disso, com o intuito de garantir a reabertura da unidade de saúde, bem como o pagamento dos salários atrasados dos servidores, no dia 12 de março o Parlamento Municipal encaminhou um requerimento ao prefeito Emanuel Pinheiro (MDB), o qual sugeriu a indicação para que o Executivo Municipal faça intervenção na Santa Casa de Misericórdia.

Paralelo a isso, a Câmara ainda promoveu uma grande audiência pública para debater a situação da unidade de saúde, e diversas reuniões com os servidores do Hospital, a administração e o Poder Público.

Em 20 de março, inclusive, uma comitiva de vereadores foi para Brasília para participar de uma reunião com o ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta (DEM-MS), onde tentaram articular a liberação de recursos para a Santa Casa de Misericórdia.

Ainda vale citar que, está em andamento na Casa uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) instaurada na Casa, a qual investiga o caso.

Kamila Arruda | Câmara Municipal de Cuiabá