25/06/2019
Vereador Dr. Xavier aplaude iniciativa de coleta de lixo fluvial com balsa ecológica
Câmara Municipal de Cuiabá
O vereador Dr. Xavier foi um dos participantes do evento de apresentação da balsa ecológica que fará coleta regular de lixo no Rio Cuiabá (Projeto Cidade Limpa). O parlamentar elogiou essa iniciativa do prefeito Emanuel Pinheiro, salientando a série de cobranças que direcionou ao Executivo para minimizar os impactos depredadores que o tradicional abastecedor da capital sofre de forma inconsequente. "Essa balsa, em si, não vai resolver esse problema, sabemos de antemão, mas é um dispositivo de alerta para que as pessoas deixem de jogar lixo no Rio Cuiabá. Há décadas estão assassinando o nobre rio sem a menor piedade" - assinalou.

Além de dirigentes de entidades ambientalistas e autoridades em nível municipal, estadual e federal, também se concentraram na Praça do Porto centenas de alunos de escolas municipais. Dr. Xavier sublinhou que as crianças são ferramentas instrutivas para que os adultos se tornem mais conscientes e respeitem as riquezas ambientais ainda disponíveis.

"Hoje em dia, as crianças são mais sensíveis a tudo que se relacione ao meio ambiente. Não é incomum ouvirmos delas algo do tipo: "Isso agride a natureza, mata plantas e animais!". Ou ainda: "Se fizer isto, vai poluir o rio".  Essas expressões infantis assumem papel recriminatório quando algum adulto mobiliza ação agressora contra a fauna e flora. E sintetizam o resultado do sério trabalho ambiental que os educandários ministram em sala de aula e a campo. Os estudantes já se tornaram multiplicadores dedicados da proteção que a natureza deve merecer por parte de todos os seres humanos".

"SOFÁS E GELADEIRAS NÃO "VOAM SOZINHOS" PARA O LEITO DO RIO CUIABÁ. ALGUÉM JOGA ISSO LÁ..."

Conforme o vereador, a balsa ecológica da Prefeitura de Cuiabá assume,  por consequência, "missão de sério alerta geral, para que todos tenham exata consciência do impacto assassino que o lançamento maciço de lixo tem causado no Rio Cuiabá", comprometendo a vida no próprio Pantanal. Ele acrescentou que a diversidade de espécies de peixe no Rio Cuiabá foi reduzida drasticamente nos últimos anos. Queixa geral das famílias ribeirinhas, que subsistem graças à pesca.

"Não existe mais aquela antiga fartura de pescado, quando os ribeirinhos podiam escolher o que comer. Infelizmente, além dessa escassez, a mortandade de peixes já é uma triste realidade ao longo das comunidades no entorno de Cuiabá e Várzea Grande. E tem chegado também ao miolo pantaneiro. Ao lançar esse instrumento para somar com o projeto Cidade Limpa, o prefeito de Cuiabá, Emanuel Pinheiro, automaticamente conclama a sociedade a se unir à causa ambiental e ajudar a salvar o Rio Cuiabá. Não queremos que as futuras gerações visualizem essa riqueza apenas por meio de fotografias e filmes".

João Carlos de Queiroz | Assessoria Vereador Xavier