24/06/2019
Toninho de Souza destina emenda para obra no Coophamil
Assessoria de Imprensa
Por meio de emenda parlamentar, vereador Toninho de Souza destina R$ 175 mil em investimentos para a área verde

O Morro do Condor, no bairro Coophamil, região Oeste de Cuiabá, aos poucos ganha contornos de área de lazer. Limpeza e plantio de grama, melhoraria na iluminação, plantio de árvores frutíferas e instalação de bancos de jardim são algumas das ações proporcionadas por meio de emenda parlamentar impositiva do vereador Toninho de Souza (PSD). A área verde está recebendo R$ 175 mil em investimentos. O objetivo é concretizar um sonho antigo dos moradores, que é o de ter o Morro como espaço de lazer e de confraternização. “É a essência da vida que faltava ao local”, analisa Valdete Nunes, moradora do bairro há 18 anos. Vendedora ambulante, ela diz estar orgulhosa em ver as melhorias chegando. “Quero a minha casa bem arrumada”.

Mas nem sempre foi assim. Ao longo dos últimos 40 anos a área, que serve de travessia para os bairros Novo Terceiro e Jardim Beira Rio, já foi denominada até de “Morro da Carniça”. “Era deposito de lixo e de animais mortos”, recorda o presidente da Associação de Moradores, Edvaldo Profeta. Desde que assumiu como vereador, em 2008, Toninho de Souza enfatiza que sempre buscou melhorias ao Coophamil. “Fui morar no Coophamil em 1988. Me mudei recentemente, mas nunca deixará de ser o bairro do meu coração”, diz. A denominação Morro do Condor nasceu justamente do envolvimento do vereador com as melhorias na área. “Foi muita dedicação, inclusive com parcerias com a comunidade”, lembrou Toninho.

Quem conta um pouco dessa história é dona Catarina da Costa, que mora no bairro há 32 anos. “Quando cheguei ao Coophamil esse morro era esconderijo de assaltante. Graças ao Toninho ganhou as primeiras limpezas, mudas de árvores, passarela de cimento e um trecho de escadaria”. No bairro ela viu nascer suas três filhas, que se cassaram também no Coophamil e geraram dois netos. “Tendo qualidade de vida é muito mais gostoso morar aqui”, conta. Para o vereador, olhar para o Morro do Condor bem cuidado, seguro e pronto para uso, gera mais simpatia pelo bairro e estimula o senso de cidadania. “As pessoas ficam mais propensas e não jogar lixo e cuidam da área”, justifica o parlamentar.

Toninho de Souza observa que o Morro do Condor é o ponto mais alto do bairro e, talvez, tenha sido a motivação para o então governador José Fragelli determinar que ali fossem criados os bairros Coophamil e Novo Terceiro. “Na década de 1970, sobretudo em 1974, toda a região que margeava o Rio Cuiabá sofria com as enchentes. Portanto, historicamente o Morro do Condor representa muito e por isso deve ser preservado e cuidado com carinho”, contou. Tendo o Morro como guardião, hoje o Coophamil tem mais de cinco mil habitantes (IBGE 2010) sendo 52.22% mulheres e 47.78% homens. Cerca de 73,7% desses moradores estão na faixa dos 15 aos 64 anos. “É o público que mais vai usufruir do Morro do Condor”, concluiu o vereador.

Rui Mattos | Assessoria Vereador Toninho de Souza