15/05/2009
Projeto de Lei transforma lateral de Igreja em calçadão
Com 15 votos os vereadores derrubaram o parecer da Comissão de Constituição e Justiça que se manifestou contrário ao Projeto de Lei que transforma a atual rua “ Praça do rosário”, na lateral da Igreja Nossa Senhora do Rosário e São Benedito no bairro Baú em calçadão. O autor do projeto, vereador Antônio Fernandes disse que além do fator histórico o calçadão evitará o trânsito diário de veículos e ajudará amenizar o impacto sobre o monumento.
O predito da paróquia Nossa senhora do rosário e São Benedito, construído em 1719 em estilo barroco é patrimônio historio nacional, tombado pelo IPHAN/MINC podendo ser chamado de verdadeiro centro histórico da capital, considerado uma dos locais mais visitados por turistas que se encantam com as belezas arquitetônicas.
Antônio Fernandes disse que ali também pode ser chamado de centro cuiabano da profissão da fé, onde a sociedade se manifesta para louvar o santo negro, São Benedito, bem como Nossa senhora do Rosário e Nossa Senhora do Carmo, que em suas festividades reúnem mais de 40 mil pessoas de todos os lugares do Estado de mato Grosso e do Brasil.
“Apesar de ter passado por uma reforma geral em 2005, o prédio já apresenta rachaduras em suas paredes, dado o grande número de veículos que trafegam naquela região.” Como não será possível mudar o trânsito na Avenida Coronel Escolástico, necessário se faz, interromper na rua lateral com o objetivo de amenizar o impacto sobre o monumento”, disse o vereador.
O vereador explicou ainda que a transformação em calçadão daquele trecho, que na realidade já é identificado, em placa instalada em residências do local, evitará o trânsito diário de veículos e os moradores do pequeno trecho da praça, poderão acessá-la pela Rua São Benedito para chegarem até suas residências.
Pauta da sessão
Na última sessão foram aprovados requerimentos do vereador Adevair Cabral (PDT) para realização de sessão solene no dia 18 de maio em comemoração ao Dia Mundial do enfermeiro, ocasião que será entregue moção de aplausos para os profissionais da área.
O vereador Leve Levi conseguiu a aprovação de requerimentos para realização de sessão solene em comemoração à Marcha pra Jesus , sessão solene em comemoração ao Dia Mundial do meio Ambiente e audiência pública para discutir a regularização fundiária e as interfaces administrativas ,sociais e ambientais.
Toninho de Souza (PDT) conseguiu aprovação de requerimentos para realização de audiência pública para discutir sobre as queimadas no perímetro urbano da capital e realização de audiência pública para discutir sobre as feiras livres na capital.
Fonte:Roseli Cordeiro