Acessibilidade
Início

NOTÍCIAS
04/06/2019
Câmara aprova projeto que visa executar a obra da nova Avenida Contorno Leste
A Avenida Contorno Leste está próximo de se tornar realidade. Com extensão de 17,35 km a implantação da nova via pública visa atender as três regiões mais populosas da Capital: Leste, Sul e Norte, beneficiando aproximadamente 421 mil habitantes de 39 bairros diferentes da Capital. 

Para tanto, a Câmara Municipal de Cuiabá aprovou, durante sessão plenária desta terça-feira (04), um projeto de lei que autoriza o Executivo Municipal a contrair um empréstimo de até R$ 125 milhões para execução das obras de implantação, pavimentação e drenagem de águas pluviais da Avenida Contorno Leste.

A operação de crédito será feita junto a Caixa Econômica Federal por meio do Financiamento à Infraestrutura e ao Saneamento (Finisa), na modalidade apoio financeiro destinado à aplicação em despesa de Capital.

No total, 17 vereadores votaram a favor da proposta e cinco contra. Os parlamentares que se posicionaram a favor destacaram a importância desta nova Avenida para o desenvolvimento da Capital, e garantiram que irão fiscalizar de perto a execução da obra.

“Vamos, por meio da Comissão de Transporte desta Casa, acompanhar cada real depositado nessa obra que vai ajudar e muito no desenvolvimento da região Leste, beneficiando a população e desafogando o trânsito”, disse o vereador Vinicius Hunguney (Progressista).

Já o vereador Dilemário Alencar (Pros) destacou o papel da Câmara no processo. “Temos que destacar a importância deste Parlamento na execução de diversas ações em prol da nossa cidade. Todos os projetos que vem sendo desenvolvidos pelo Executivo passaram pela aprovação desta Casa de Leis. Então, é importar a Câmara aprovar o empréstimo para essa grande obra de implantação dessa via que será a ‘nova Avenida das Torres’. Agora, vamos ficar na fiscalização”, pontuou.

O vereador Adevair Cabral (PSDB) ressaltou a importância da obra para a Mobilidade Urbana da Capital. “Esta será mais uma alternativa para a Capital, que irá desafogar o trânsito dando melhor trafegabilidade à região”, acrescentou.

A operação de crédito será contraída com uma taxa de juros de 4,9% ao ano, somado a correção monetária CDI. Conforme a proposta, o pagamento deverá ser concluído em 10 anos, sendo que os primeiros dois anos, contados a partir da assinatura do contrato, são de carência. Desta forma, o desembolso ocorrerá em oito anos em parcelas trimestrais. 

O financiamento para execução do projeto se deu através de duas cartas consultas após estudo de viabilidade por parte da Caixa Econômica, a qual avaliou a capacidade fiscal do município. 

Isso se fez necessário, tendo em vista a tramitação de um empréstimo de U$ 115 milhões junto à instituição de crédito estrangeira para financiar projetos do Programa Cuiabá 300 anos. 

TRAJETO – O Contorno, em linhas gerais, segue as torres de alta tensão que tem início na Sub Estação Termo Elétrica governador Mario Covas, passando pela Sub Estação Coxipó e Sub Estação bairro Ouro Fino. 

Partindo da Avenida Fernando Correa da Costa, a via projetada será implantada onde atualmente está em pista simples a Avenida Antônio Pinheiro da silva, no residencial Recanto do Sol. 

Na proximidade do início do Residencial Lagoa Azul, seguindo a ilha de transmissãi LT, a via a ser implantada tem destino a Avenida Profe. Edna Albuquerque Affi, conhecida popularmente como Avenida das Torres, próximo a Sub Estação Eletronorte. 

Entre os bairros Recanto do Sol e Lagoa Azul, está previsto a implantação de rotatória, bem como onde a via projetada cruza com a Av. das Torres.

A medida visa apresentar soluções de viabilidade técnica aos problemas decorrente das águas das chuvas, de forma a evitar que volumes excessivos se escoem pelas vias públicas ocasionando problemas de trânsito de veículos e pedestres.

SONHO REALIZADO – O presidente do Parlamento Municipal, vereador Misael Galvão (PSB), lembrou a luta que vem travando há 19 anos para a implantação da via, que foi ganhando corpo ao passar do tempo e recentemente foi construído em conjunto entre o Executivo e o Legislativo Cuiabano. 

“Quando o processo chegou a esta Casa de Leis, o projeto chegou com apenas 26 páginas, e hoje, no dia da votação está com 240 paginas. Isso se dá por conta do trabalho dos nossos técnicos e dos vereadores integrantes das Comissões de Constituição e Justiça e de Execução Orçamentária, que se debruçaram, estudaram, se esforçaram, fizeram solicitação de documentos, se reuniram com os técnicos da Prefeitura para tirar dúvidas, e resultou nesta proposta”, ressaltou o presidente da Câmara, vereador Misael Galvão (PSB).

O socialista ainda comemorou o investimento, pois o projeto engloba uma de suas principais luta como presidente de bairro e, posteriormente, como parlamentar, que é a interligação dos bairros Drº Fabio Leite e São João Del Rey com a Avenida da Torres.

Em 2011, quando assumiu uma cadeira na Câmara Municipal pela primeira vez, Misael fez uma indicação ao Executivo Municipal solicitando a construção desta grande avenida. 

Assim que assumiu como vereador nesta legislatura, o socialista voltou a fazer a mesma indicação. “Desde que era presidente do bairro Drº Fabio, onde moro até hoje, tenho buscado um contato com as autoridades no sentido de assegurar que esta obra saia do papel. Quando fui vereador pela primeira vez em 2011, realizei muitas reuniões para tentar fazer esta obra acontecer. 

Contudo, perdemos a oportunidade quando nossa cidade recebeu os jogos da Copa do Mundo, quando linhas de crédito especiais foram criadas com juros menores e maior prazo de carência. Mesmo assim, não desistimos em momento algum, e tenho certeza de que nada foi em vão”, detalhou Misael.

Kamila Arruda | Câmara Municipal de Cuiabá



Imprimir Voltar Compartilhar:   Share




+ Notícias
17/04 - Presidente Chico 2000 reconhece trabalho da PM e homenageia 38 comandantes
SESSÃO AO VIVO
INFORMES

Brasão de Cuiabá
Praça Moreira Cabral - Centro - s/n - Cuiabá-MT - CEP 78020-010 - Fone:(65) 3617-1500
secom@camaracuiaba.mt.gov.br - Desenvolvimento: STIT - Todos os direitos reservados © 2023
O horário de atendimento ao público é de segunda a sexta-feira das 7:30hs às 18:00hs.