07/05/2009
Com 19 assinaturas, CPI da Pedofilia é instalada na Câmara
Luiz Alves
Com 19 assinaturas favoráveis, o requerimento para a abertura da CPI da Pedofilia, de autoria do vereador Roosivelt Coelho (PSDB), foi aprovado na sessão desta quinta (7) da Câmara Municipal de Cuiabá. Os vereadores Chico 2000 (PR) e Lueci Ramos (PSDB) já se propuseram a ocupar o cargo de relator da CPI. O prazo para a conclusão dos trabalhos da comissão é de 120 dias, podendo ser prorrogado. Segundo Roosivelt, que vai presidir a CPI, a vaga de membro deve ser preenchida pelo vereador Toninho de Souza (PDT), que também tem defendido da tribuna o combate à violência sexual contra a criança e adolescente na Capital.

O vereador do PSDB explica que o primeiro passo da comissão será ouvir todas as instituições ligadas ao assunto. A ideia, em princípio, é detectar os principais causadores da pedofilia, bem como encontrar meios de punir com severidade os autores desse tipo de crime. "O maior problema é a impunidade", avalia. Já Toninho de Souza analisa que um dos maiores problemas está na conivência de terceiros para com o pedófilo. Cita o caso do taxista que levou o pai e a garota de nove anos a um motel. Lá a criança foi estuprada pelo próprio pai.

Mobilização

O vereador Francisco Vuolo (PR) também foi à tribuna e fez um apelo para que a sociedade se mobilize contra a pedofilia. Convidou a população a participar de vários eventos programados para iniciar no próximo dia 11, quando será realizado um ato público na Praça Alencastro, as 8h. Já no dia 13 haverá uma Blitz Educativa em Várzea Grande, que vai passar pelos postos de combustíveis São Matheus, Zero, Santarém e no Trevo do Lagarto. A movimentação será a partir das 19h e terá a participação das polícias Civil, Militar e Rodoviária Federal.

No dia 14 será feita uma panfletagem nas avenidas Mato Grosso e Getúlio Vargas, a partir das 15h. Conforme a programação, está agendada para o próximo dia 15, as 9h, uma audiência pública na Assembléia Legislativa com a presença do senador Magno Malta (PR/ES), que preside a CPI da Pedofilia no Congresso Nacional. Em seguida, no dia 18, será realizada a Marcha pela Paz contra a Violência. A concentração será na Praça das Bandeiras, no Centro, às 8h. A violência contra a criança também será debatida no dia 19 em seminário na Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), que está previsto para começar as 8h.

Pollyana Araújo