23/04/2009
Câmara entrega 21 moções pelos 18 anos do Conselho da Criança e do Adolescente
Luiz Alves
A Câmara de Cuiabá entregou 21 moções de Aplauso a representantes do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente em sessão solene realizada nesta quarta (22) em comemoração aos 18 anos da entidade. Entre os homenageados estão os presidentes dos conselhos estadual e municipal, Aureliano Firmo e Natalício Menezes, respectivamente. No evento, o vereador Toninho de Souza (PDT), que em conjunto com o colega Adevair Cabral, também do PDT, requisitou a solenidade, avaliou que é preciso haver uma mudança social com vistas a evitar que crianças e adolescentes se tornem marginais.

“Não adianta tirar o adolescente da rua e colocá-lo em uma jaula. É necessário curá-lo”, disse Toninho, ao analisar que a medida adotada hoje pela polícia para reprimir os menores infratores não é eficaz, já que a situação é mais complexa. É preciso criar política de prevenção, principalmente no combate às drogas. “O mais importante é fazer com que a criança não experimente essa maldita droga”. O vereador lembrou que na época em que o seu colega de partido Aurélio Augusto assumiu a secretaria de Esportes de Cidadania da Capital ficou combinado que todos os centros esportivos do município estivessem em funcionamento.

Toninho sugeriu ainda que a administração municipal sob Wilson Santos priorize a ampliação das escolas em período integral. Já Aurélio Augusto, que já esteve à frente do Conselho Municipal, defende que as leis devem ser devidamente executadas. “Temos que quebrar esse paradigma no Brasil e fazer com que as leis saiam do papel”. Segundo ele, a sociedade só cobra, mas não contribui para a aplicação das políticas públicas eficientes. “Precisamos do engajamento da população de forma organizada. Construir metas é fácil, mas o que queremos é construir um espírito coletivo”, reclama.

Aureliano Firmo pediu que Toninho e Adevair sensibilizem os demais vereadores para que apresentem propostas que visem melhores condições de vida à crianças e adolescentes. “Cada projeto que vocês (vereadores) elaboram estão defendendo os direitos da criança, como lazer, moradia”.

Pollyana Araújo

16/04 - PCDs marcam presença na 5ª Corrida do Legislativo