25/04/2019
Câmara homenageia ex-vereador por meio de projeto “Memórias da Presidência”
A Câmara Municipal de Cuiabá homenageou na manhã desta quinta-feira (25) o ex-vereador Evaldo de Barros, que comandou o Parlamento Municipal no ano de 1970. A homenagem faz parte do projeto “Memórias da Presidência”, gerenciado pela Diretoria de Cultura, Resgate Histórico e Eventos do Legislativo Cuiabano.

“É com o propósito de preservar e dar publicidade à memória do legislativo cuiabano, que criamos o projeto ‘Memórias da Presidência’, que tem por objetivo específico divulgar a história de vereadores que assumiram a nobre honra e missão de presidir a edilidade cuiabana, ou seja, os seus ex-presidentes”, explicou a diretora Emanuelle Calgaro.

O projeto nasceu mediante a digitalização e catalogação de todo o acervo da Câmara, que possui registros escritos desde o ano de 1947.

“Queríamos tornar esse material acessível ao púbico, e no decorrer das pesquisas surgiu à possibilidade de produzirmos resumos sobre as atividades parlamentares dos vereadores que fizeram parte da Câmara Municipal de Cuiabá. Trata-se não só de perpetuar e dar publicidade à história da instituição, mas também de homenagear os ex-vereadores”, frisou a diretora.
O primeiro homenageado da série de pesquisas foi o ex-vereador Evaldo Duarte de Barros, que, proporcionalmente, foi o vereador mais votado na história da Capital, agremiando 17% no total de votos válidos.

O ex-vereador recebeu a homenagem durante a sessão plenária desta quinta-feira (25) e falou um pouco de sua trajetória no Parlamento Municipal.

“O vereador é o mais difícil cargo da política brasileira. O deputado conta com os cabos eleitorais, enquanto os vereadores contavam apenas com a sola do sapato. Por isso falo que, um dos maiores orgulhos da mina vida é ter sido o vereador mais votado da história de Cuiabá”, disse.

15/04 - Três sessões solenes marcam a semana na Câmara
15/04 - Cuiabá – terra de mil encantos!