10/04/2019
Artistas regionais levam tradição cuiabana à solenidade dos 300 anos da Câmara
As apresentações culturais encantaram o público presente na sessão solene realizada pela Câmara Municipal de Cuiabá nesta terça-feira (09) em comemoração aos 300 anos da Capital. Na oportunidade, os vereadores agraciaram 180 pessoas com título de cidadão cuiabano, Comenda de Mérito Legislativo e Ordem do Mérito Legislativo.

Para o presidente do Parlamento Municipal, vereador Misael Galvão (PSB), esta é uma forma de reconhecer os trabalhos prestados pelos cuiabanos e por aqueles que escolheram Cuiabá para morar. Antes da entrega dos títulos, a cultura cuiabana foi exaltada durante diversas apresentações artísticas.

O grupo folclórico Flor Ribeirinha, com a presença da famosa dona Domingas, abriu a solenidade com danças e músicas regionais. Destacando a cultura cuiabana, mostrando a devoção por São Benedito e o folclore regional com o siriri e cururu e o rasqueado. O grupo movimentou as mais 800 pessoas presentes no auditório do Hotel Fazenda Mato Grosso.

Além disso, também teve o Hino de Cuiabá interpretado pela cantora Vera Capilé. Já a cantora de música Gospel, Késia Alves, entoou o louvor do salmo 23. Outros ritmos foram abordados com maestria por Edmilson Maciel, da Banda Terra, alternando-se dissertações poéticas do artista acerca dos tempos de outrora e os atuais da capital mato-grossense, "cidade pródiga em cultura e num eterno abraço de força amorosa a quantos aqui aportam com esperanças de uma vida melhor", disse.

Para o presidente da Câmara, Misael Galvão, essa sessão solene foi mais do que uma reunião parlamentar, transfigurando-se naturalmente numa festa do povo, "do Legislativo para os cuiabanos”.

"Merecidamente, o parlamento pôde honrar o tricentenário de Cuiabá com pompas festivas, por meio da extraordinária apresentação do grupo Flor Ribeirinha e a perfeita sintonia do grupo folclórico à voz de Edmilson Maciel, artista que fez um devaneio nostálgico a Cuiabá e tudo que ela reúne de bom”.

No encerramento da sessão, a dupla Nico & Lau ainda fez uma bem-humorada "palinha", envolvendo os convidados e alguns dos parlamentares.

João Carlos de Queiroz | Câmara Municipal de Cuiabá

Fotos Relacionadas