10/04/2019
Personalidades recebem título de cidadania nos 300 anos de Cuiabá

Para o vereador Toninho de Souza, que agraciou sete pessoas, o título de Cidadão Cuiabano concedido pela Câmara sela a história de quem dedicou a vida a Cuiabá

Em comemoração aos 300 anos de Cuiabá (08 de abril) a Câmara de Vereadores homenageou, na noite de terça-feira (09), no Hotel Fazenda Mato Grosso, 225 personalidades com outorga de Título de Cidadão Cuiabano, Comenda de Mérito Legislativo e Ordem do Mérito Legislativo. As indicações dos 25 parlamentares foram analisadas pela Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) e aprovadas em Plenário. A solenidade foi aguardada com expectativa e contou com apresentações do Grupo Folclórico Flor Ribeirinha e da dupla de humoristas Nico & Lau.

O vereador Toninho de Souza (PSD), que agraciou sete pessoas com títulos de Cidadão Cuiabano, lembra que essa é a principal homenagem concedida na semana do tricentenário da capital. O evento aconteceu pela primeira vez nos anos 1970 e virou referência como instrumento de reconhecimento por serviços prestados ao município. “Essa é uma data esperada pela sociedade cuiabana. Ter o título de cidadania concedido pela Câmara é para muitos uma certidão de nascimento que sela toda uma história de vida”, argumentou o parlamentar.

Entre os homenageados estão ativistas culturais e sociais, empreendedores e profissionais liberais. “A importância de um título como esse é imensurável. Muitas vezes, essas pessoas agraciadas fazem pela cidade até além das suas capacidades. Nada mais justo do que reconhecermos essa dedicação tornando essas pessoas cuiabanas de fato”, reconheceu Toninho de Souza.

Aline Figueiredo nasceu em Corumbá, em 1946, e desde 1966 atua em Mato Grosso como animadora cultural e crítica de arte. Com a divisão do estado nos anos 1970 Aline escolheu Cuiabá como morada definitiva e só arredou o pé daqui a trabalho, como ela mesma diz. Ela foi uma das agraciadas como cidadã cuiabana com um dos títulos concedidos por Toninho de Souza e mereceu carinho especial por parte do vereador. “Aline é a corumbaense mais cuiabana que tenho notícia. O título é apenas uma formalidade, mas sinto-me honrado em tê-la nessa lista de agraciados”, analisou Toninho.

Outro agraciado, mineiro de São Gonçalo do Abaeté, Clóvis Matos começou a sua a história de vida com Cuiabá nos idos de 1978 com suas pesquisas sobre Cururu e Siriri, além de dezenas de trabalhos voltados à educação e cultura. Foi secretário de Estado de Cultura e um dos criadores do texto da Lei Estadual de Incentivo à Cultura. Já o advogado Antônio de Paula Santos nasceu goiano, virou tocantinense de Taguatinga com a criação do Estado de Tocantins e, agora, virou cuiabano. Chegou em Mato Grosso nos anos 1980 e se estabeleceu em Cuiabá, onde mora até os dias atuais. “Me sinto de casa. Aliás, já arrisco até algumas palavras no linguajar cuiabano muito mais pela convivência do que por brincadeira. Cuiabá é a minha cidade”, orgulha-se Antônio.

O paulista de Baurus, Nivaldo Bertozo Reis, também é advogado e disse que a homenagem faz jus ao seu trabalho de décadas tanto na capital quanto no interior de Mato Grosso. “A experiência de uma vida cheia de cuiabania é única. Só quem vive aqui e experimenta as nuances dessa cidade tão cheia de faces sabe o que é ser cuiabano”, comentou Nivaldo. Trajetória semelhante é a do delegado de polícia aposentado, Waldeck Duarte Junior. Mineiro de Araguari, Waldeck chegou em Cuiabá no ano de 1981 e, naquele momento, sentiu que seria a sua morada eterna. “A minha primeira impressão da cidade foi a de um lugar pacato, como na maioria das cidades mineiras. Na verdade, Cuiabá tem um pouco de tudo o que há no Brasil. É uma cidade que sabe respeitar as diferenças”, comparou Waldeck.

A lista dos agraciados se fecha com os empreendedores Idvaldo Messias e Eder Augusto. O primeiro é médico e um grande exemplo de persistência no setor de saúde. Fez história no atendimento médico hospitalar e hoje tem o reconhecimento público pela qualidade dos serviços do Hospital São Matheus. O segundo é do ramo de transportes e viu Mato Grosso se transformar nas quatro últimas décadas com os serviços iniciados pela empresa Maringá Transportes. “São pessoas que atuaram nos mais diversos campos, mas que desenharam as mesmas histórias de amor a Cuiabá”, finalizou Toninho de Souza.

Rui Matos | Assessoria de Gabinete