24/03/2009
A insegurança predomina nos bairros da região Leste
Fablicio Rodrigues
A falta de segurança é o principal problema apontado pelas lideranças dos bairros Planalto, Itamarati, Renascer, Jardim Brasil II, Doutor Fábio, entre outros localizados na região Leste da Capital. Na lista das dificuldades apontadas durante a primeira sessão itinerante realizada pela Câmara Municipal de Cuiabá a falta de iluminação, creches, centro comunitário, quadra de esporte, escola são apontadas aos vereadores com pedidos de providências. Todos os problemas elencados, segundo o vereador Domingos Sávio (PMDB) serão encaminhadas em documento único com a assinatura de todos os vereadores para o executivo.

O dia-a-dia das comunidades dos bairros é marcado pelo medo, insegurança recorrente da violência. Uma realidade registrada nos boletins de ocorrências e nas páginas policiais dos jornais da capital. O desejo de conter ou até mesmo reverter a situação é traduzido por sugestões encaminhadas ao legislativo. O primeiro passo é a qualificação profissional, parcerias com órgãos públicos, clubes de serviço e empresas para direcionar adolescentes para cursos profissionalizantes.

O caminho para uma geração sadia, mantida longe das drogas e da criminalidade também passa pela pratica de atividades ligadas ao esporte. Segundo o presidente da Associação de Moradores do Bairro Planalto, Israel Gonçalves a população sente o medo da ausência do poder público e m áreas importantes como segurança pública , saúde , .Por esse motivo toda conquista é motivo de comemoração e a mais recente é a implantação do curso pré-vestibular pelo Estado.

Manoelito dos Santos, presidente do bairro Jardim Itamarati lamentou o abandono dos terrenos. O cenário favorece a ação dos marginais e promove o medo. O bairro surgiu em função de loteamento. São 610 lotes dos quais 74 se encontram abandonados. A única área verde do bairro foi invadida por 122 famílias que devido a falta de regularização da área sofrem com a falta de água , luz e outros benefícios.

O presidente do bairro Renascer, José Carlos manifestou satisfação com a presença da Câmara Municipal na sua região. “Em 20 anos de vida nunca assistir um sessão itinerante e considero que a presença dos vereadores fundamental na vida das comunidades.

A sessão requerida pelo vereador Domingos Sávio (PMDB), contou com a presença do presidente do poder legislativo, vereador Deucimar Silva (PP), vereadores Antonio Fernandes (PSDB),Clovito (PTB),Francisco Vuolo (PR),Lúdio Cabral (PT),Professor Néviton (PRTB),Paulo Borges Junior (PSDB), Toninho de Souza (PDT), Washington Barbosa (PRB) e Roosivelt Coelho (PSDB).

Secom/Roseli Cordeiro