14/02/2019
Vereador Dilemário denuncia falta de coleta de lixo em bairros de Cuiabá
O vereador Dilemário Alencar (PROS) usou a tribuna da Câmara Municipal na sessão desta quinta-feira (14) para denunciar a falta de regularidade na coleta de lixo em diversos bairros de Cuiabá. O parlamentar apresentou um vídeo e várias fotos com lixos amontoados em frente de comércios e residências.

“Todos os dias estou recebendo reclamações sobre a falta da coleta de lixo. Têm bairros que o atraso na coleta chega até dez dias. Essa situação está trazendo desconforto a milhares de pessoas, pois o lixo amontoado em frente de casas e comércios facilita para animas rasgarem as embalagens, espalhado lixo pelas calçadas, provocando forte odor e o risco de contágios de doenças”, disse o vereador Dilemário.

O parlamentar cobrou da Secretaria de Serviços Urbanos uma atitude enérgica contra a empresa Locar, responsável pela coleta de lixo em Cuiabá, para que essa situação de descaso com a população tenha fim.

“Ontem estive nos bairros Consil, Santa Helena e Araés, onde conversei com moradores e pude constatar lixo amontoado devido o atraso na coleta. A Secretaria de Serviços Urbanos precisa tomar uma atitude contra a Locar, pois essa empresa ganhou em dezembro ultimo uma licitação da prefeitura, onde o contrato anual dela para coletar lixo passou de R$ 22 milhões, para R$ 39 milhões. Saliento, que inclusive essa licitação milionária está sendo investigada pelo Ministério Público por suspeita de fraude. Realmente precisa haver uma investigação, pois é inadmissível o que esta acontecendo com a coleta de lixo em nossa cidade”, pontuou Dilemário.

O parlamentar informou que em novembro do ano passado convocou o representante da Locar para dar explicações na Câmara Municipal sobre a deficiência que estava ocorrendo na coleta. Na oportunidade, o representante da empresa prometeu que iria melhorar os serviços prestados á população, colocando caminhões coletores novos e contratando mais garis.

“Até agora a Locar não cumpriu essa promessa. Pelo contrário, o serviço prestado por ela piorou ainda mais neste ano. Certamente, o motivo do atraso na coleta de lixo é pelo fato da maioria dos caminhões coletores dessa empresa está velha, com quebras constantes devido a falta de manutenção. Outra situação agravante é que os caminhões estão rodando com apenas dois garis, quando pela convenção da categoria teria que ser três. Também, a Locar está impondo um regime praticamente de escravidão aos garis, com as péssimas condições de trabalho e salarial que é oferecida a categoria”, conclui vereador Dilemário.

19/04 - Kits da 1ª Corrida de Rua Família Popular começam a ser entregues