11/01/2019
Memórias do Legislativo Cuiabano: Os discursos dos novos presidentes
ARTIGO- Danilo Monlevade

No início deste ano assistimos as posses de 27 governadores e do Presidente da República, eleitos no último pleito eleitoral. Mais expressiva – embora desapercebida em sua quantidade e importância – foram as posses de quase 6 mil presidentes de câmaras nos municípios brasileiros para o biênio de 2019 e 2020. Na oportunidade, o novo gestor costuma agradecer a confiança dos pares, da população e apresentar  seus projetos e desafios, tal como ocorreu recentemente no primeiro dia de 2019 na Câmara Municipal de Cuiabá.

Aproveitando essa oportunidade, faremos um breve recorte histórico antes de apresentar partes do discurso de posse do vereador Misael Oliveira Galvão, novo presidente da Câmara de Cuiabá. Cronologicamente, trataremos do discurso de posse da primeira mulher presidente da Câmara Municipal de Cuiabá, a vereadora Ana Maria do Couto, popularmente conhecida por “May”. A vereadora tomou posse como presidente no dia 31 de janeiro de 1965. Na ocasião, a vereadora agradeceu a confiança dos vereadores que lhe agraciaram com tão honrosa função. Enfatizou o seu propósito de cumprir e fazer cumprir os ordenamentos da Câmara. Disse aos vereadores que cumpriria a eles observar, dialogar e estudar condições mais humanas, justas e cristãs necessárias ao bem-estar social dos cuiabanos, estimular o espírito público, que segundo ela, tem para a política o mesmo significado da água para a vida vegetal e animal.

O segundo discurso da pesquisa é o de Evaldo Duarte de Barros, chefe do parlamento cuiabano em 1970. Declarou que ao ascender àquela presidência, depois de memoráveis acontecimentos marcados pelo restrito princípio à Democracia, desejava agradecer à Edilidade pela confiança envolvendo a sua pessoa, em grande responsabilidade de gerir os destinos da Casa. Já sobre a sua eleição para vereador, disse que deveria representar o povo que nele confiou, a família cuiabana que passou a fiscalizar os passos da Câmara, dentro da honestidade, da seriedade, para fazer jus a uma votação expressiva que obteve.

Por vez, o vereador Benedito Alves Ferraz, eleito presidente no ano de 1977. Ferraz disse que estava comovido após a sua escolha como presidente da Casa. Agradeceu a confiança que lhe foi depositada pelos seus pares. Ao povo, reafirmou a certeza de seu empenho na gestão, buscando valorizar cada vez mais o legislativo cuiabano.

Paulo Borges assumiu em 1991, e em seu discurso afirmou que sabia da responsabilidade que lhe foi dada. Apontou as dificuldades que existiam na Casa, como a falta de uma sede própria e adequada, e a sua obrigação como presidente de dar o seu melhor para os munícipes. Agradeceu a confiança dos seus pares e apontou o desafio conjunto de realizar uma reforma administrativa e alterar o Regimento Interno.

Finalmente chega a vez do atual presidente Misael Oliveira Galvão, escolhido para chefiar o legislativo nos dois próximos anos. Separamos três momentos em seu discurso, proferido na Sessão Solene de Posse da Mesa Diretora em 1º de janeiro. Lembrou das funções dos vereadores, que é a de fiscalizar, contribuir para a boa aplicação dos recursos públicos, de forma humanizada, pensando na população mais carente. Em seguida, ressaltou a importância da participação política daqueles que querem contribuir para o bem-estar social, respeitando e valorizando o papel das instituições estabelecidas no ordenamento. Finalmente, fez um desafio próprio, que é o de não falhar, e afirmou que de forma alguma falhará, dada a sua história de vida e ensinamentos dos seus pais. Afirmou o novo presidente: “Cuiabá, terra tão rica, de gente tão especial, que me deu tanta coisa, merece sempre o meu melhor”.

Percebe-se um liame especial entre os discursos, que é o da valorização do legislativo e a apresentação de desafios em prol da cidade e do seu povo. Que assim seja, que o novo presidente, a nova Mesa Diretora e os vereadores de Cuiabá consigam, com muito trabalho e seriedade, devolver ao povo toda a confiança depositada, porque as escolhas advém de anseios e esperança de dias melhores.

Danilo Monlevade

Analista Legislativo