26/02/2009
Vuolo apresenta prova de que promessa de licitação não foi cumprida
Fablício Rodrigues
Presidente da CPI do Lixo, vereador Francisco Vuolo (PR) apresentou, durante a sessão da Câmara Municipal desta quinta (26), provas de que o prefeito Wilson Santos (PSDB) não cumpriu a promessa de realizar licitação para a contratação de uma nova empresa para fazer a coleta de lixo na Capital. Ele criticou o fato da prefeitura, ao invés de licitar os serviços, ter renovado, pela terceira vez, contrato emergencial com a Qualix Serviços Ambientais Ltda. “O prefeito Wilson Santos garantiu que haveria processo licitatório, mas para nossa surpresa, depois de quatro anos sem licitação, renovou contrato com a mesma empresa”, reclama.

Para dar veracidade às denúncias, Vuolo mostrou várias reportagens publicadas pelos veículos de comunicação locais, nas quais o prefeito assegurou que faria nova licitação em 30 dias, a contar de meados de janeiro deste ano, o que não ocorreu. “A atual gestão ressuscitou um contrato de 1999, que foi rescindido em 2002”, criticou. O vereador apontou ainda várias falhas no aterro sanitário com base no estudo o qual havia detectado que o local deveria ser interditado em cinco meses. Isso desde o começo do ano passado. De acordo o relatório elaborado pela CPI, a Qualix recebeu R$ 16 milhões, em 2007, porém só investiu R$ 700 mil no aterro.

A CPI do Lixo, realizada no ano passado, apontou várias irregularidades na coleta de lixo, tanto nos contratos quanto nos serviços prestados, conforme pode ser comprovada através de vídeos que mostram a falta de higiene. Até agora, praticamente nenhuma das sugestões apresentadas ao Executivo foram colocadas em prática.

Pollyana Araújo

19/04 - Kits da 1ª Corrida de Rua Família Popular começam a ser entregues