07/04/2007
Vereadores homenageiam por entrega de títulos
Secom Câmara Cbá/Fablício Rodrigues
Pres. da Câmara de Cuiabá, ver. Lutero Ponce discursa em Sessão Solene de entrega de honrarias
Mais de 100 pessoas foram homenageadas pela Câmara Municipal de Cuiabá, com os títulos de "Ordem do Mérito Legislativo, Comenda e de Cidadão Cuiabano" durante sessão solene realizada na noite de quinta-feira (5) no salão de convenção do Buffet Maison Marie Louise. O evento, que acontece anualmente em virtude do aniversário da capital, reuniu dezenas de familiares e amigos dos homenageados, que foram agraciados pelas mãos dos 19 vereadores que compõem a 16ª Legislatura.

Com critério seletivo a partir do histórico de vida profissional e social, além da apresentação de currículos, membros da sociedade cuiabana foram homenageados a partir de seus feitos pela cidade e população local.

Cada vereador escolheu individualmente seus agraciados para a referida homenagem. Antigos funcionários da Casa de Leis, profissionais de diversas áreas de atuação, entre outros, receberam os títulos pelos próprios parlamentares.

O presidente da Câmara, vereador Lutero Ponce (sem partido), lembrou aos presentes, a "Justiça que se faz, por meio do Legislativo, homenageando pessoas que mesmo no anonimato, realizaram grandes feitos à cuiabania". Sem esquecer os ditos populares, Lutero enfatizou que: "quem come cabeça de pacu não sai mais daqui (Cuiabá)".

O vereador Eronides Nona (PSDB) foi quem falou em nome dos demais vereadores, lembrou aos presentes que assim como grande parte dos homenageados, ele também veio de outro Estado para Cuiabá e há muito tempo fixou residência na capital. Hoje, após engajar profissionalmente e constituir família, "considero-me filho dessa terra", completou.

O prefeito Wilson Santos (PSDB), em seu discurso, destacou a importância dos títulos concedidos e parabenizou a todos pela realização dos sonhos, tanto pessoais, quanto profissionais, a partir dos feitos na capital. No entanto, situações rotineiras de uma cidade, para o prefeito não seriam o diferencial da Cuiabá que administra, mas sim, "a sua gente". Lembrou pessoas importantes que vieram de outros estados e hoje, fazem parte da história local, cooperando para o desenvolvimento da cidade.

Títulos entregues aos homenageados:
Comenda - condecoração concedida a pessoas que se destacaram em suas áreas de atuação, desde artistas, políticos, empresários e até esportistas. Quando surgiu na Idade Média, a recompensa tinha um significado bem diferente. Naquele tempo, a comenda era um benefício dado a membros do clero ou a militares que demonstravam valentia em batalhas.

Autoridades como o governador em exercício, Silval Barbosa, prefeito Wilson Santos, entre outras, prestigiaram o evento, além de familiares e amigos dos agraciados.

Cidadão Cuiabano – condecoração concedida a todos os cidadãos, independente da origem, residentes em Cuiabá e que realizaram feitos na sociedade cuiabana, seja por meio profissional ou trabalhos sociais, cooperando para o desenvolvimento local e bem estar da comunidade.

Ordem do Mérito – distingue atos ou serviços meritórios que revelam desinteresse em favor da coletividade, no exercício de qualquer função, pública ou privada.

Assessoria CâmaraCbá/Gleid Moreira