Início
NOTÍCIAS
12/12/2018
Dr. Xavier quer bairros da capital com redutores de velocidade
Assessoria de Imprensa
Em reunião ontem (11) com o secretário Antenor Figueiredo, da SEMOB, Dr. Xavier cobrou novamente a implantação urgente de redutores em bairros da Região Norte de Cuiabá

Numa reunião técnica agendada ontem (11) com o secretário de Mobilidade Urbana de Cuiabá, Antenor Figueiredo, o vereador Dr. Xavier intensificou cobranças já feitas ao órgão, via ofícios, para a implantação urgente de redutores e lombadas em alguns dos bairros que compõem a Região Norte da capital. O parlamentar alertou ao titular da Pasta que algumas dessas comunidades convivem diariamente com o risco de atropelamentos, fator já ocorrido dezenas de vezes, inclusive com sequelas graves e mortes. 

Os bairros Jardim Independência, Jardim Cuiabá e Novo Terceiro se enquadram prioritariamente na pauta de trabalhos estruturais solicitados pelo vereador à SEMOB. Todos eles - explicou - registram problemática tradicional relacionada à falta de segurança parcial ou total pela ausência desses dispositivos, acentuou Dr. Xavier. “Já oficializamos vários pedidos, além de realizar reuniões com os comunitários nesse sentido. Enfim, temos insistido junto ao Poder Público Municipal para instalar redutores e lombadas em pontos estratégicos. Hoje (11), redobramos as cobranças à secretaria, acreditando na compreensão e sensibilidade do secretário Antenor para providenciar os redutores e lombadas. Afinal, nosso grito é pela vida humana!"”.

Dr. Xavier ainda frisou que as vias de acesso explanadas nos ofícios são comumente utilizadas por populares. É o caso, por exemplo, da Avenida Taubaté, no Novo Terceiro, considerada a principal do bairro, que registra intensa movimentação de pedestres e veículos. “Ela se inicia a partir da Avenida Miguel Sutil, cruzando com outras ruas antes do Centro Comunitário, Igreja Medianeira e ginásio poliesportivo. Há uma série de estabelecimentos comerciais espalhados nesse percurso, principalmente bares e lanchonetes. Seja à noite e mesmo durante o dia, nos finais de semana, dezenas de pessoas ficam aglomeradas por ali, transitando de lá pra cá, enquanto veículos trafegam em sentidos inversos em proporção idêntica, muitos em alta velocidade. O risco de acidentes é permanente”. 

Estudantes – Na reunião, o vereador frisou que um outro motivo de preocupação {pela ausência de redutores na citada avenida} é por causa dos estudantes, crianças, em sua maioria, que utilizam a Avenida Taubaté para ir a escolas nos bairros Cidade Verde e Cidade Alta. "Crianças são descuidadas, não têm noção do perigo. Acham até graça quando algum carro freia bruscamente perto delas. E isso acontece rotineiramente. É uma espécie de roleta-russa em vários bairros da capital, não somente os da Região Norte, mas também em outros polos. Conforme disse ao secretário Antenor Figueiredo, a vida deve estar sempre em primeiro lugar".

"Sem recursos" - Anteriormente, por meio de ofício, a SEMOB havia respondido ao parlamentar que não dispunha de verbas para atender o pedido de instalação de redutores de velocidade/lombadas na Avenida Taubaté (que faz bifurcação no seu miolo) e em outras comunidades igualmente carentes do referido dispositivo.  Já na reunião de ontem, Antenor Figueiredo reformulou a posição da secretaria e garantiu que os serviços serão implantados. “A empresa já foi contratada e deverá implementar a instalação dos redutores dentro em breve”. Dr. Xavier limitou-se a dizer: "Vamos torcer para que isto aconteça logo, mas vamos cobrar se nada for feito no interesse dessas comunidades".

 João Carlos de Queiroz - Secretaria de Comunicação Social - Câmara Municipal de Cuiabá


Imprimir Voltar Compartilhar:  




+ Notícias
08/02 - Vereador Jeferson Siqueira comemora a retomada das obras da Arena Cantagalo
08/02 - Câmara realiza a 1ª Reunião Ordinária da Comissão de Transportes, Urbanismo, Meio Ambiente e Defesa dos Animais
08/02 - CCJR delibera sobre 7 projetos na primeira reunião da administração Chico 2000
08/02 - Ciclista pede em Tribuna livre segurança no trânsito na Capital
08/02 - Câmara de Cuiabá aprova projeto ‘Renda Solidária III’ para catadores de ‘lixo’
08/02 - Varanda vota a favor de salário mínimo para catadores de materiais recicláveis
07/02 - Câmara aprova projeto que concede salário mínimo a trabalhadores do aterro sanitário
06/02 - Vereadores protocolam pedido de CPI para investigar intervenção do Estado na saúde de Cuiabá
06/02 - Câmara de Cuiabá junto com a Secretaria de Esporte e Lazer realiza a 34ª Corrida ‘Bom Jesus de Cuiabá’
06/02 - Sessões ordinárias retornam na Câmara de Cuiabá
06/02 - Lei permite aleitamento materno nos estabelecimentos públicos de Cuiabá
SESSÃO AO VIVO
INFORMES
Praça Moreira Cabral - Centro - s/n - Cuiabá-MT - CEP 78020-010 - Fone: (65) 3617-1500
Desenvolvimento: Secretaria de Comunicação - Todos os direitos reservados © 2018
O horário de atendimento ao público é de segunda a sexta-feira das 7:00hs às 18:00hs.