10/12/2018
Dr. Xavier adverte para aumento de atendimento SUS durante o Natal/Ano Novo
Assessoria de Imprensa
Vereador cuiabano aponta que os festejos de final de ano tendem a aumentar a quantidade de pacientes atendida regularmente nas unidades clínicas da capital. O maior problema, segundo ele, é que várias delas estão paralisadas e/ou simplesmente com as portas fechadas {à espera da homologação de reforma/ampliação} por causa de entraves burocráticos, muitos relacionados à normativa documental de praxe e mesmo à falta de recursos

"Neste Natal e Ano Novo, tudo que não precisamos é encontrar portas fechadas nas policlínicas e Postos de Saúde do município. Infelizmente, algumas estão inoperantes há meses, em decorrência de reforma e ampliação não consolidadas por uma série de empecilhos documentais e, também, de ordem financeira". A declaração do parlamentar, feita hoje (10), denota preocupação de que os festejos natalinos e de final de ano dupliquem a demanda de pacientes SUS no município, o que significaria, apontou, "um caos completo, porque as unidades de Saúde de Cuiabá já operam com certa deficiência justamente pela sobrecarga imposta pela paralisação de unidades básicas".

Ele exemplificou o caso do PSF do Jardim Independência e do Centro de Saúde do Novo Terceiro, ambos sem qualquer função clínica há meses, apesar de inseridos nos trabalhos de reforma e ampliação prioritárias. "No caso específico do PSF do Jardim Independência, a empresa contratada para executar os serviços recebeu recentemente todos os recursos devidos pela Secretaria Municipal de Saúde, conforme cópias que tenho em mãos. Houve a retomada dos serviços a partir daí, e a diretoria de Obras afirma que eles serão concluídos até o dia 31 deste mês, ou, no mais tardar, no início de janeiro. Fizemos uma reunião entre a diretoria de Obras da Secretaria Municipal de Saúde e Comunitários do Jardim Independência a fim de esclarecer esse impasse. Vamos continuar fiscalizando para que nenhum outro fator emperre o andamento dos trabalhos reiniciados e com a qualidade firmada no contrato".

NOVO TERCEIRO: PARALISAÇÃO DO CENTRO PREJUDICA MORADORES, AFIRMA DR. XAVIER. PARLAMENTAR TEM COBRADO A RETOMADA URGENTE DAS OBRAS

Dr. Xavier acentuou que o Centro de Saúde do Novo Terceiro é um caso ainda mais complicado, pois a interrupção no atendimento prestado pela referida unidade SUS (ocorrida há meses) “engessou” a assistência ofertada não apenas ao bairro/sede do espaçoso posto, mas também aos adjacentes. “Fecharam o Centro de Saúde do Novo Terceiro para reformar e ampliar, inclusive para dotá-lo de um setor odontológico, dispositivo que temos batalhado para ser inserido em todas as unidades de Saúde do município. Aí, a empresa contratada para realizar as obras no Novo Terceiro faliu, e então abandonou tudo por lá”.

Com a abertura da carta-convite, quando será selecionada a empresa que vai responder pela retomada do projeto de reforma e ampliação do Centro de Saúde do Novo Terceiro, Dr. Xavier diz esperar que nenhum entrave volte a impor quadro de abandono e ineficiência do Poder Público Municipal em relação àquela unidade. “Nossa torcida se integra à de todos: vamos torcer pra tudo dar certo doravante, ou seja: que a empresa a ser escolhida efetivamente cumpra o cronograma de obras e não traga tantos transtornos à população, como ocorre no Novo Terceiro. E que as demais unidades clínicas paralisadas em Cuiabá também sejam concluídas e se tornem referência de serviços à população. Saúde é coisa séria, nunca devemos negligenciá-la”.

Transtornos - Em virtude da paralisação do PSF do Jardim Independência e do Novo Terceiro, mais conhecido como “Postinho”, os serviços de atendimento de ambos foram remanejados respectivamente para a Cidade Verde e Cidade Alta, onde também estão lotados os servidores das áreas clínica e administrativa.  “Mas, ao contrário do PSF do Jardim Independência e do Centro de Saúde do Novo Terceiro, ali (Cidade Verde e Cidade Alta) falta espaço em todos os sentidos, dificultando o atendimento e o próprio trabalho dos servidores. Daí nossa insistência para que os serviços sejam concluídos o mais rapidamente possível”, ressalta  o vereador.

João Carlos de Queiroz – Secretaria de Comunicação Social - CMC

Fotos Relacionadas